Notícia

Even recebe certificação pioneira como Empreendedora AQUA

A partir deste mês, a Even torna-se a primeira construtora e incorporadora da América Latina a receber o título de Empreendedora AQUA – certificação brasileira de Alta Qualidade Ambiental, operada pela Fundação Vanzolini, que orienta e avalia o processo de gestão e a qualidade ambiental dos empreendimentos.

Com isso, todos os empreendimentos residenciais lançados na cidade de SP, construídos pela Even (o que equivale a aproximadamente de 70% dos negócios da companhia), serão concebidos e preparados para a certificação AQUA nas fases Programa, Concepção e Realização, que vão desde o planejamento da construção até a entrega aos clientes.

Adaptada a partir da certificação francesa HQE (Haute Qualité Environnementale), o AQUA foi introduzido no Brasil em 2008 e é reconhecido internacionalmente por entidades que fazem parte da Sustainable Building Alliance – aliança internacional que tem como propósito acelerar a adoção de práticas de construção sustentáveis e que envolve as organizações Fundação Vanzolini (Brasil), ITC CNR (Itália), Qualitel (França), VTT (Finlândia), BRE (do Reino Unido), GBCI (Estados Unidos) e CSTB (da França).

“A sustentabilidade faz parte da cultura organizacional da Even e engloba o cuidado com o meio ambiente, o respeito aos clientes e a transparência com os demais stakeholders. A certificação é mais um passo nesse sentido e demonstra nosso compromisso com as melhores práticas de sustentabilidade”, afirma o presidente da Even, Carlos Terepins.

O diretor executivo Técnico e de Sustentabilidade, Silvio Gava explica que muito antes de ser uma Empreendedora AQUA, a Even já vinha adotando inúmeras práticas sustentáveis, como o uso de madeira com certificação FSC na obra e nas esquadrias, tintas à base de água, reciclagem de resíduos, bacias e torneiras que economizam água, entre outras. “Um projeto com a certificação AQUA tem uma relação melhor com seu entorno, consome menos energia e água, privilegia a ventilação e iluminação naturais, tem menor custo de manutenção e oferece mais conforto térmico e acústico ao morador, entre outras vantagens”, complementa.

“A Fundação Vanzolini propõe, com o Processo AQUA, uma mudança no mercado da construção civil no Brasil: mais investimento nas fases iniciais de planejamento do empreendimento, de modo a definir as soluções mais eficazes e econômicas para o desempenho ambiental, conforto e saúde; e gestão integrada para garantir esses desempenhos em todas as etapas, passando pela concepção (projeto) e indo até a realização e a entrega do edifício. A estratégia empresarial sustentável da EVEN permitiu uma identificação imediata com nossa proposta, demonstrando para o mercado a viabilidade desse caminho”, afirma Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA, da Fundação Vanzolini.

“Quando uma empresa tem a sustentabilidade em seu DNA, a conquista da certificação acontece naturalmente. Ficamos honrados em participar de um projeto onde a sustentabilidade de fato é o principal objetivo”, completa Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia, empresa responsável pela consultoria para certificação AQUA.