Notícia

Engenharia focada na sustentabilidade

Não é de hoje a preocupação com o crescimento sustentável das cidades. E, cada vez mais, os estudos da engenharia focam em maneiras para amenizar o impacto das cidades nos recursos naturais. Todo projeto construtivo deve agregar um planejamento ambiental desde a sua concepção, passando pelas primeiras estacas, gestão de resíduos nos canteiros, impacto da obra para a vizinhança até o dia a dia do consumidor final e a garantia do seu conforto, tudo visualizado no acabamento final.

Em Curitiba, uma amostra de comprometimento com o meio ambiente e a conscientização de um futuro ambientalmente correto está no empreendimento DOM Batel, primeiro lançamento imobiliário residencial do Sul do Brasil certificado com o Processo Alta Qualidade Ambiental (AQUA-HQE), da Fundação Vanzolini.

Embora o investimento de sua realização – se comparado com outra obra com as mesmas características prediais, mas sem as soluções ambientais – seja de 1% a 3% maior, é possível garantir que quanto maior o porte da obra, menor o impacto dos custos no orçamento final, já que a economia de água e energia para o consumidor final garante uma amortização dos custos iniciais no médio e longo prazo, e também é possível reverter esse investimento com um canteiro de obra sustentável.  

Clique aqui e confira a matéria na íntegra