Notícia

Crescimento com responsabilidade

Dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, em janeiro de2012, indicam um aumento de pelo menos 5% no ano para o setor de construção civil. O índice projetado é expressivo, bem acima das estimativas mais otimistas para o crescimento do país. Levando em conta que os negócios do segmento movimentam parte importante da economia nacional, como salientou o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Carlos de  Oliveira Lima, em entrevista ao Vanzolini em Foco, esses dados são ainda mais significativos para este motor da economia nacional. Segundo o empresário, contando toda a cadeia  produtiva, o setor é responsável por quase 13% do PIB. Entre os fatores de crescimento estão os investimentos dos programas habitacionais do governo, como o Minha Casa, Minha Vida, a melhora das condições do mercado de trabalho, impulsionando o aumento de renda e o acesso ao crédito, e a aproximação da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

O contexto favorável e a demanda em expansão no país caminham lado a lado com outra tendência de mercado: a diminuição dos impactos ambientais associada à valorização da qualidade de vida do usuário. É nesse cenário que vem se consolidando a certificação de construção sustentável Processo AQUA – lançada no Brasil pela Fundação Vanzolini –, que demonstra, de forma inegável e inequívoca, a Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento, provada por meio de auditorias independentes (veja boxe AQUA em detalhes).

Com cerca de 50 empreendimentos certificados, nas fases Programa, Concepção, Realização, e também em Operação, recentemente, a Vanzolini concedeu o primeiro selo Empreendedor AQUA. A conquista, obtida pela Even Construtora e Incorporadora, é a primeira na América Latina, e atesta publicamente o compromisso da empresa com a sustentabilidade de seus empreendimentos. “O Empreendedor AQUA compromete-se a realizar todos os seus empreendimentos de um escopo certificado Processo AQUA. No exemplo da Even, são todos os habitacionais no município de São Paulo”, explica o coordenador executivo do Processo AQUA, Manuel Carlos Reis Martins. “Isso quer dizer que o empreendedor tem um sistema corporativo de gestão de empreendimentos (certificado ISO 9001) que inclui requisitos de gestão do Processo AQUA aplicados aos empreendimentos do escopo, de modo a garantir, em todas as fases desses empreendimentos (Programa, Concepção, Realização), que os desempenhos planejados sejam atingidos em todas as 14 categorias da Qualidade Ambiental do Edifício.”

Caminho natural

O diretor executivo técnico e de sustentabilidade da Even, Silvio Gava, conta que o trabalho para obtenção da certificação Empreendedor AQUA começou no final de 2011. “Em julho de 2012, a empresa se tornou a primeira da área de construção e incorporação a ter esse certificado”, diz. “A certificação foi uma forma de comprovar a sustentabilidade dos empreendimentos, verificada por uma entidade isenta. Isso representa segurança para o comprador final de que tudo foi minuciosamente verificado, desde os momentos iniciais do projeto.”

De acordo com o executivo, a Even já adotava práticas de sustentabilidade e essa cultura já vinha tomando dimensões maiores a cada ano. “Dessa forma, a conquista do selo não significou uma ruptura para a companhia, mas sim um caminho natural”, acrescenta.

Ainda assim houve alguns desafios, entre eles a necessidade de envolver toda a empresa no processo. Da escolha do terreno até a comunicação com o clientefinal, toda a organização precisava estar alinhada, de acordo com o planejamento.

“No caso da certificação Empreendedor AQUA, todos os colaboradores foram envolvidos, já que a certificação permeia toda a empresa, desde a área de terrenos e produto até a de relacionamento com o cliente”, relata o diretor. “E quando se confirma a conquista da certificação, isso gera imenso orgulho nos colaboradores.”

Nessa trajetória, a construtora conta com a parceria da Fundação Vanzolini há 6 anos, desde a primeira certificação pela norma ISO 9001, referente a seu Sistema de Gestão da Qualidade. “A Even tem uma relação de longa data com a Fundação Vanzolini, pautada por profundo respeito e admiração”, finaliza Silvio Gava.