Notícia

Conquista na Saúde: Hospital Municipal de Mogi recebe selo de qualidade

Acreditação ONAEm cerimônia que lotou o Theatro Vasques, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu a Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O evento, realizado nesta terça-feira, dia 22, contou com a presença do prefeito Marco Bertaiolli, autoridades do município e representantes das entidades diretamente ligadas à certificação. Na plateia, médicos, enfermeiros, colaboradores do hospital, da Secretaria Municipal de Saúde e convidados que contribuíram para a conquista da noite.

Gerenciado pela Pró-Saúde desde 17 de março de 2014, quando deu início às atividades, o Hospital Municipal recebeu a certificação depois de cumprir uma série de protocolos e exigências que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, incluindo aspectos assistenciais, aspectos estruturais e processos de trabalho. A certificação é sinônimo de qualidade e segurança aos pacientes.

Para conquistar o Selo de Qualidade ONA 1 – Acreditado, o hospital foi avaliado pela Fundação Vanzolini, em dezembro do ano passado, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e do Manual Brasileiro de Acreditação. E manter os protocolos adotados para a assistência a todos os pacientes e aferidos entre os dias 1 e 4 de dezembro passado pela Fundação Vanzolini será um desafio para o futuro próximo, quando a Cidade terá novos gestores na Prefeitura e  na Secretaria Municipal de Saúde. O padrão de atendimento no local deve ser mantido. Hoje, a maioria das pessoas – moradores de toda a Cidade  e não apenas de Braz Cubas e de Jundiapeba, que estão por ali, na vizinhança – tem aprovado a assistência na  unidade que agrega valor na rede municipal de saúde.

Presente no evento, o vice-presidente da Pró-Saúde, Dom Hugo da Silva Cavalcante, destacou que além de equipamentos modernos e colaboradores qualificados, a unidade preza pelo atendimento humanizado. “Aqui se pratica aquilo que chamamos de ‘carinhoterapia’, que é o ato de cuidar do outro como fôssemos nós mesmos”, ressaltou.

O prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli, lembrou que o hospital é um sonho de 40 anos da população. “Essa certificação de qualidade, em tão pouco tempo de funcionamento (o hospital iniciou as atividades em junho de 2014), demonstra que estamos no caminho certo, não apenas pelo investimento financeiro, que é de fundamental importância, mas pelo carinho e pelo cuidado com o próximo”, afirmou o prefeito.

Para o diretor operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Corrêa, a certificação é apenas uma parte dos trabalhos. “É uma caminhada árdua e sem fim na busca pela qualidade e pelo processo de melhoria dentro de uma instituição hospitalar. Em Mogi das Cruzes, estamos conseguindo alcançar os objetivos graças a um belíssimo trabalho em equipe”, disse Corrêa.

Em todo o Brasil, 65 hospitais possuem a certificação Acreditado, concedido pela ONA. Destes, segundo a própria organização, 40 são públicos. No Estado de São Paulo são 29 hospitais com este nível certificação e apenas nove, incluindo a unidade mogiana, oferecem atendimento gratuito aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

A cerimônia contou com diversas autoridades, entre elas o diretor administrativo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), André Rugierro; o coordenador de acreditação da Fundação Vanzolini, Osnir Simonatto; o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis; e o vereador Francisco Bezerra, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal.


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*