Notícia

Como Construir – Certificação AQUA-HQE

A edição de julho da Revista Téchne, da Editora Pini, traz, na seção Como Construir, o artigo do Professor Manuel Martins, coordenador executivo da certificação AQUA-HQE, que aborda importantes aspectos de como os profissionais da construção devem proceder para conseguir o melhor desempenho ambiental das construções, seguindo os parâmetros técnicos da certificação.

Leia alguns trechos do texto de Martins:

O AQUA-HQE é um processo de controle total de um empreendimento de construção ou de desenvolvimento urbano, fundamentado em planejamento e controle desde as etapas iniciais de definição do partido arquitetônico e urbanístico, passando pelo programa, pré-projeto, projeto, execução e operação.

Visa atingir objetivos de desempenho sustentáveis nos níveis Base, Boas Práticas e Melhores Práticas de acordo com os indicadores que compõem os Referenciais de Certificação. Para garantir o controle, é requerido um Sistema de Gestão do Empreendimento.

O empreendimento sustentável inicia-se com a decisão do empreendedor, motivada por diversos fatores, entre eles, pela preferência do mercado, exigência de clientes, determinação da matriz, vocação para a liderança, busca pela sustentabilidade de fato e pelos ganhos de imagem.

Desempenho

Os critérios de desempenho consistem em indicadores e parâmetros nos temas e categorias abaixo:

Clique e leia o artigo na íntegra (conteúdo disponível somente para assinantes).