Notícia

Cidades Sustentáveis

A Fundação Vanzolini promoveu dia 24 de março o seminário ?Brasil/França: Cidades Sustentáveis, Conceitos e Aplicações Práticas?, durante a Feicon Batimat, no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo. O encontro reuniu especialistas brasileiros e franceses que apresentaram os trabalhos e a expansão do conceito de construção sustentável, que se aplica desde a edificação de uma moradia até a projeção de uma cidade. 


O seminário contou com a participação de representantes do Ministério francês de Ecologia, Energia, Desenvolvimento Sustentável e Infraestrutura (MEEDAT), que apressentou algumas experiências do governo francês nesta área.  Um dos destaques é a foi a palestra ?Infraestrutura Urbana e Urbanismo Sustentável?, que será proferida pelo secretário de habitação de São Paulo, Lair Krahenbuhl.


Manuel Martins, coordenador-executivo do Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental) da Fundação Vanzolini ? primeira certificação para construções sustentáveis totalmente adaptada à realidade brasileira ?, fez um balanço dos primeiros projetos que já contam com os critérios de desempenhos estabelecidos pelo Processo Aqua. Após a apresentação de Martins, três estudos de caso foram apresentados.  


Outro destaque foi a apresentação da assessora técnica do projeto construção sustentável da Fundação Vanzolini, Ana Rocha de Souza Melhado, que fez uma palestra sobre os critérios de avaliação de bairros sustentáveis no Brasil, analisando a viabilidade de projetos deste tipo no país.