Notícia

Certificação Processo Aqua

A preocupação com o meio ambiente é um dos principais temas do mundo em pleno século XXI. Com base nesse princípio a Leroy Merlin faz sua parte e sua próxima Loja, a ser inaugurada no final de outubro deste ano, em Niterói no estado do Rio de Janeiro, será a 1ª Loja de Varejo com Certificação Sustentável no país. A Leroy Merlin acaba de receber a Certificação AQUA ? Alta Qualidade Ambiental para o empreendimento fluminense. Certificação que foi auditada pela Fundação Vanzolini em três etapas distintas: no programa, concepção e realização do edifício acabado.

A Certificação da Construção Sustentável para a nova Loja Leroy Merlin, em Niterói, demonstra de forma inegável e inequívoca a alta qualidade ambiental do empreendimento que é conferida por meio de auditorias independentes, realizadas pela Fundação Vanzolini.  A Leroy Merlin pensou na qualidade de vida do usuário, economia de água, energia, disposição de resíduos e manutenção e na contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, ponto auditados pela Certificação AQUA.

?A Leroy Merlin adotou a filosofia sustentável em suas operações entendendo que algo mais pode ser feito em benefício do bem estar da sociedade. Nossos clientes além de contarem com um ambiente agradável e confortável para fazer suas compras, terão agora, em Niterói, a certeza de poder contribuir para o desenvolvimento sustentável e equilibrado de uma região. O marco que atingimos hoje, com a 1ª Certificação Sustentável do Varejo no País garante, sobretudo, o uso racional e estudado do gigantismo de uma operação como essa. O Certificado AQUA conferiu nossa seriedade em 81 itens sustentáveis na construção desse prédio verde e isso pode ser auferido desde a concepção do projeto, passando pela execução da obra e terminando na aplicabilidade desses mais de oitenta pontos na entrega do prédio?, explicou Alain Ryckeboer diretor presidente da Leroy Merlin Brasil.

Para obter a certificação, a Leroy Merlin atendeu com controle total do projeto de construção, dos 8.500 m2, todas as suas fases: Programa, Concepção do Projeto, Realização da Obra, por meio de um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE), para que fossem atendidos os critérios de desempenho da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE).

“A busca pela sustentabilidade da vida humana em nosso planeta exige que cada um compreenda e cumpra o seu papel. No caso da construção civil isso é ainda mais relevante pela proporção dos impactos que podem ser causados em todas as etapas, desde o pensar no empreendimento, passando pelo projeto, pela produção e aplicação dos materiais e sistemas na construção, pela operação e uso do edifício e pela sua desmontabilidade e reciclabilidade ao final da vida útil?, afirma o coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini, Manuel Martins. ?E a Leroy Merlin, ao desenvolver e obter a certificação da primeira loja sustentável do Brasil, cumpriu seu papel de maneira exemplar?, completa.


Referencial Técnico
O Processo AQUA é a adaptação para o Brasil da ?Démarche HQE?, da França e contém os requisitos para o Sistema de Gestão do Empreendimento e os critérios de desempenho nas categorias da Qualidade Ambiental do Edifício. ?Atendemos todos os quesitos com 100% de segurança ambiental. A proposta arquitetônica, funcional e paisagística, além dos procedimentos e materiais utilizados nesta obra de Niterói foram cuidadosamente pensados na preservação endêmica da região, os lençóis freáticos e animais da região, tudo com o menor impacto possível?, completou Alain. Esta é a primeira obra com o certificado AQUA no Brasil.


Certificação
O Certificado Sustentável AQUA, que a Leroy Merlin recebeu, é a primeira certificação que levou em conta as especificidades do Brasil para elaborar seus critérios, que avaliam a gestão ambiental das obras e as especificidades técnicas e arquitetônicas que são:
ECO-Construção ? relação do edifício com o seu entorno; escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos e canteiros de obras.


Gestão ? da energia; da água; dos resíduos de uso e operação do edifício e manutenção, ou seja, permanência do desempenho ambiental.
Conforto ? higrotérmico (relação entre unidade e temperatura); acústico; visual e olfativo.
Saúde ? qualidade sanitária dos ambientes; do ar e da água.


Assim, a Certificação de sustentabilidade AQUA é uma ferramenta que garante credibilidade à obra. Trata-se de uma verdadeira assinatura verde para o mercado.


Mais informações sobre o processo Aqua, clique aqui.