Notícia

Casa Aqua

Uma das grandes atrações da Feicon (Feira Internacional da Indústria da Construção) deste ano foi a Casa Aqua, um protótipo de 100m², sete cômodos e dois andares. A casa foi construída de acordo com os pré-requisitos de sustentabilidade de acordo com a certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental).


A idéia de realizar esta casa com sistemas e materiais que podem diminuir os impactos no meio ambiente durante a Feicon surgiu de um convite da Missão Econômica da França no Brasil à Fundação Vanzolini, que lançou a certificação Aqua em abril de 2008. Inspirada no sistema francês HQE (Haute Qualité Environnementale), o grande diferencial dessa certificação é ser totalmente adequada à realidade brasileira.
 
Para a realização do projeto, a Fundação Vanzolini contou com parceiros, como o arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb, que idealizou a planta da casa, e a Inovatech Engenharia, responsável pela coordenação e execução da obra.
 
Segundo o coordenador da Fundação Vanzolini, Manuel Martins, cada vez mais o setor da construção civil busca desenvolver empreendimentos com baixo impacto ambiental e altos níveis de conforto e saúde para o usuário. ?Na medida em que o setor evolui, cresce também a preocupação com o meio ambiente e com o bem-estar das pessoas. Nossa intenção é oferecer ao segmento uma certificação que atenda às necessidades do mercado brasileiro?, complementa Martins.


Durante a Feicon os visitantes puderam conferir na prática, de forma interativa, os sistemas que tornam a casa sustentável, tais como reaproveitamento de água, automação com vistas à redução de consumo de energia e conforto ambiental, utilização de energia solar e de produtos e materiais recicláveis.


O evento foi realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo ? SP.