Notícia

BairroEscola.Net

Em cerimônia realizada em 28 de maio, que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, além de representantes de instituições sociais e educacionais, a Fundação Vanzolini e a Associação Cidade Escola Aprendiz apresentaram oficialmente o software BairroEscola.Net.

A ferramenta, desenvolvida por alunos de pós-graduação em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação, curso operacionalizado pela Fundação Vanzolini em convênio com a USP, funciona como uma espécie de ?GPS Educativo?, permitindo que sejam localizadas, dentro do próprio bairro, atividades e informações sobre saúde, esportes, cultura, lazer e artes, entre outros.

?O BairroEscola.Net identifica potencialidades da comunidade por meio de um grande banco de dados virtual. Dessa forma, é possível construir uma escola sem muros, aberta à comunidade, que beneficie a todos e também seja cuidada por todos?, explica Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz. Como ponto inicial do projeto foi escolhido o bairro da Vila Madalena, em São Paulo. No site www.bairroescola.org.br é possível localizar serviços, divididos por categoria e parceiros do bairro, separados por segmento de atividade.

?O software funciona como uma grande rede integradora entre a comunidade e a escola. Com a ferramenta é possível ter acesso a tudo o que a comunidade pode oferecer: eventos culturais, bibliotecas e apresentações, entre outras possibilidades. Isso, com certeza, auxilia na complementação escolar dos alunos?, afirma o professor Mauro de Mesquita Spinola, diretor executivo de educação da Fundação Vanzolini.

Spinola explica que o software BairroEscola.Net promove um encontro entre entidades que querem contribuir com serviços e a comunidade que necessita  desses serviços. ?No site há um espaço em que as instituições que querem se tornar parceiras do projeto podem se cadastrar e oferecer serviços e atividades à comunidade?.

O software BairroEscola.Net traz recursos e funcionalidades que poderão ser utilizados no programa Mais Educação do Ministério da Educação (MEC), que busca ampliar a jornada e os espaços educativos. ?Uma das principais missões da Fundação Vanzolini é a disseminação do conhecimento. Portanto, nossa intenção é que esse projeto possa se expandir para outras comunidades?, finaliza Spinola.