Notícia

AQUA-Portos é tema de ciclo de palestras na Universidade Santa Cecília

No dia 28 de outubro, na Universidade Santa Cecília – UNISANTA, em Santos, acontece o ciclo de palestras cujo foco principal é apresentar como os portos brasileiros poderão se tornar mais sustentáveis utilizando-se do processo de certificação ambiental portuária – AQUA-Portos.

Sob curadoria do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária CILIP-USP, em parceria com a Fundação Vanzolini e a Universidade Santa Cecília, através da Coordenadoria de Pós-Graduação e do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais – NEPOMT, o evento contará com especialistas que abordarão como tema o processo de Certificação Ambiental Portuária AQUA-Portos e a certificação de sustentabilidade AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental), de origem francesa e reconhecimento internacional.

Na ocasião, será apresentado um diagnóstico do setor portuário brasileiro, bem como um panorama global sobre a certificação de empreendimentos sustentáveis, além do desenvolvimento da certificação ambiental portuária, com estudo de caso do primeiro porto – Terminal Itaoca Offshore – a obter a certificação ambiental AQUA-Portos no Brasil.

O AQUA-Portos inclui requisitos de um sistema de gestão de portos – SGP e critérios e indicadores de desempenho ambiental e de qualidade de vida para a avaliação desse tipo de construção. O Referencial Técnico foi elaborado pela Fundação Vanzolini em parceria com o Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária CILIP- USP, na medida em que o projeto, dedicado exclusivamente à prestação de serviços para a indústria de petróleo e gás, se desenvolve, considerando a harmonização dos aspectos teóricos e práticos. O evento é destinado aos profissionais e interessados na área portuária e ambiental.

Programação das palestras (das 14h às 17hs):

1) Apresentação e abertura

2) Sistema portuário brasileiro e desafios – (45 minutos) Dr. Rui Carlos Botter (CILIP-USP)

3) Abertura para perguntas.

4) Apresentação do processo de certificação AQUA-Portos (45 minutos) – Dr. Manuel Martins e Bruno Casagrande (Fundação Vanzolini)

5) Abertura para Perguntas

6) Apresentação do processo de certificação AQUA-Portos e case  (45 minutos) – Dr. Newton Narciso Pereira (CILIP-USP)

7) Abertura para perguntas e questionamentos

8) Encerramento

Local:

Universidade Santa Cecília – UNISANTA – Consistório

Rua Oswaldo Cruz, nº 277 – Boqueirão – Santos – SP