Notícia

AQUA-Portos é destaque na Revista Portos e Navios

A revista Portos e Navios trouxe entre os destaques da edição de outubro matéria sobre portos sustentáveis e a certificação de sustentabilidade da Fundação Vanzolini para terminais portuários, AQUA-Portos, desenvolvida em parceria com o Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (CILIP), da USP, foi um dos cases de sucesso abordados pela reportagem.

A iniciativa credenciou o projeto do Terminal Itaoca Offshore, a ser construído no município de Itapemirim, no litoral sul do Espírito Santo, a ser o primeiro terminal portuário certificado como sustentável do Brasil. O Referencial de Certificação AQUA-Portos inclui requisitos de um sistema de gestão de portos – SGP e critérios e indicadores de desempenho ambiental e de qualidade de vida para a avaliação desse tipo de construção.

Os indicadores de desempenho da Qualidade Ambiental para Instalações Portuárias (QAIP) se estruturam em 15 categorias (conjuntos de exigências), agrupadas em 3 temas: Vida Social e Econômica, Qualidade de Vida e Meio Ambiente, e que ao todo engloba mais de 300 itens a serem avaliados. Entre eles, aspectos como “O porto e seu entorno”, “Segurança Patrimonial”, “Canteiro de Obras”, “Resíduos”, “Ambientes Naturais e Ecossistemas”.

Com a certificação pioneira do Terminal Itaoca Offshore, a Fundação Vanzolini expande o escopo da certificação de sustentabilidade para esse importante tipo de infra-estrutura, de modo que a experiência de liderança da Itaoca Offshore possa ser disseminada para outros portos e instalações portuárias, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do Brasil nesse importante setor. 

Clique aqui e saiba mais.