Notícia

Apex-Brasil e Fundação Vanzolini lançam núcleo do PEIEX em São José do Rio Preto para atender 100 empresas

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai inaugurar, no dia 15 de abril, um novo núcleo do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) no estado de São Paulo, para atender a região de São José do Rio Preto. O estado ainda receberá, até maio, outra unidade do PEIEX, em São José dos Campos.

O núcleo é fruto de parceria entre Apex-Brasil e a Fundação Vanzolini, vinculada à Politécnica da USP, e deve atender cerca de 100 empresas. A inauguração acontece na sede do projeto (veja endereço abaixo) e começa às 8h30.

O PEIEX existe desde 2009 e já atendeu a 13,5 mil empresas no Brasil. O programa oferece aos participantes, de forma gratuita, consultoria de técnicos que fazem um diagnóstico da capacidade de exportação de cada companhia e apontam soluções para problemas técnico-gerenciais. Além de incrementar a competitividade, o PEIEX busca promover a cultura exportadora e incrementar a competitividade internacional das empresas brasileiras, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior.

A elaboração de cada diagnóstico leva de dois a três meses, por setor, e as empresas continuam tendo acompanhamento durante a implantação das mudanças, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto. Este é um dos 38 núcleos operacionais do PEIEX, que está presente em 14 estados brasileiros. Em 2014, 3,4 mil empresas foram atendidas pelo programa.

O processo de capacitação empresarial é fundamental para ingresso no mercado externo e depois dessa capacitação as empresas ficam aptas a integrar outros programas de apoio à exportação da Apex-Brasil, como rodadas de negócios, feiras e missões internacionais. “As empresas que exportam tendem a inovar mais porque estão expostas à competição internacional e trazem esse conhecimento para o mercado interno”, afirma o supervisor de Competitividade da Apex-Brasil, Tiago Terra.

Saiba mais sobre o projeto

O Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) qualifica as empresas para seminários de cultura exportadoras, rodadas com tradings e missões internacionais. A competitividade delas aumenta pela melhoria em áreas como a estratégia organizacional, vendas e marketing, capital humano, finanças e custos, comércio exterior e produto e manufatura.

A Apex-Brasil operacionaliza o PEIEX por intermédio de convênio com instituições de ensino ou de pesquisa, e disponibiliza 38 núcleos operacionais, que hospedam os profissionais especializados, localizados em 14 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Pará e Rio de Janeiro.

A Apex-Brasil acredita que o PEIEX é fundamental para a identificação e a formação de empresas mais competitivas no mercado externo. Por isso, para as empresas, o programa inclui atendimento personalizado com técnicos extensionistas, ampliação da competitividade, desenvolvimento de cultura exportadora e preparação para participar das ações de promoção comercial da Apex-Brasil.

Os técnicos extensionistas são especialistas com formação superior e pós-graduados que assessoram a empresa nas fases de primeira visita, diagnóstico, implementação de melhorias e avaliação. Para inscrever a empresa no PEIEX o empresário deve contatar a unidade de relação com o cliente (apexbrasil@apexbrasil.com.br) ou o Núcleo Operacional mais próximo.

Informações:

Veja como acessar o PEIEX em São José do Rio Preto

ENDEREÇO: Avenida Pivoli, 563

CONTATO: (17) 3231.0876

E-MAIL: peiex@vanzolini.org.br

Fonte: Apex-Brasil