Notícia

Além dos muros do Campus

Uma das mais importantes escolas de Engenharia do País desenvolve a sua primeira disciplina integralmente em Educação a Distância. A Fundação Vanzolini, pela sua área de Gestão de Tecnologias Aplicadas à Educação (FCAV/GTE), é a parceira da Escola Politécnica da USP e do seu Departamento de Engenharia da Produção (PRO) nesse projeto.

Os alunos do segundo ano de graduação em Engenharia Química, e aqueles que cursam Estatística, após terem sido reprovados, não precisam ir seguidamente até o campus da USP para se apropriarem do conteúdo dessa disciplina: podem cursá-la no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Ao todo, 202 alunos estão matriculados para assistir às aulas em vídeos apresentados pelos professores do PRO. São conceitos, estudos de caso, proposição e resolução de exercícios. O curso é dividido em dez módulos e tem a duração de um semestre letivo. Além das atividades no ambiente virtual, os estudantes realizam três provas presenciais.

A FCAV/GTE é responsável pela gestão da modelagem do curso e do conteúdo das aulas, e pela customização do AVA. As aulas são gravadas com a tecnologia POLIMEDIA, desenvolvida a partir de uma parceria da Fundação com a Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. 

 
ASSISTA AOS DEPOIMENTOS DE DIRIGENTES DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP E DA FUNDAÇÃO VANZOLINI, ASSIM COMO DE PROFESSORES E ALUNOS