Notícia

Administração de Serviços da USP prepara especialistas em gestão estratégica e de qualidade

Operacionalizado pela Fundação Vanzolini, o curso capacita os alunos a contribuírem com processos para a melhoria dos resultados das organizações

Independentemente da área de atuação e porte, as empresas possuem em comum a necessidade de aprimorar sua gestão de serviços com variadas técnicas e métodos de trabalho. Por essa razão, a Fundação Vanzolini operacionaliza o curso de Especialização em Administração de Serviços aos profissionais que desejam obter uma abrangente visão de processos.

Realizado na Universidade de São Paulo (USP) – que integra um seleto grupo de instituições de padrão mundial, o curso tem duração de 24 meses e é ministrado por professores do Departamento de Engenharia de Produção da USP, e especialistas associados à Fundação Vanzolini. Os temas são Estratégia de Operações, Gestão da Qualidade, Atendimento e Relacionamento com o Cliente, Marketing de Serviços, E-business, Administração Econômica e Financeira, e Inovação e Sustentabilidade em Serviços.

O aluno Claudio Roberto Passatore, engenheiro de assistência técnica na MH Equipamentos, comenta que a pós-graduação valorizou amplamente seu currículo e ofereceu prospecção para o mercado. “Para quem deseja atingir o nível gerencial é essencial fazer um curso como esse, que aborda aspectos relevantes como Gestão Estratégica, por exemplo”.

Na visão do aluno Gerson Passoli, gerente de projetos na Siemens, as empresas, hoje, tendem a mudar o foco de simples fornecedores de produto para fornecedores de serviços, buscando a qualidade. “O programa me ensinou a desenhar processos e definir indicadores e pontos de melhorias. Além disso, surgiram novas oportunidades dentro da empresa e no mercado de trabalho”, afirma Gerson.

Em busca de emprego, Sami Abbas Rocha se matriculou no curso para melhorar sua colocação profissional e em busca de orientações para a empresa que tinha. “No início, ampliei meu network e aprendi sobre Empreendedorismo e a entender o negócio de forma mais macro. Três meses depois, consegui um emprego e pude aplicar na prática meus conhecimentos sobre Gestão de Demanda. Após oito meses fui promovido, resultado do meu trabalho e da maturidade que adquiri com a ajuda do curso”, declara Sami, analista de planejamento logístico na Avon Cosméticos.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Clovis Armando Alvarenga Netto, os participantes aprendem a avaliar o desempenho dos serviços realizados na empresa e aplicar indicadores de desempenho. “O aluno é preparado para contribuir com processos para a melhoria dos resultados esperados pela organização”, afirma.

Dinâmico, o Curso de Especialização em Administração de Serviços contém aulas expositivas, exercícios em laboratórios e estudo de casos de sucesso empresariais com o envolvimento dos estudantes. “Eles, indiretamente, desenvolvem a prática no trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal, fatores que contribuem para a formação profissional”, finaliza o Prof. Dr. Clovis.

Informações
Curso de Especialização em Administração de Serviços
Carga Horária: 472  horas
Local: Cidade Universitária – Av. Prof. Almeida Prado, 531, São Paulo (SP)
Informações: 0800 770 06 08 (Estado de São Paulo); (11) 3145-3717 (demais regiões)