Evento

Seminários 50 anos :: Relação Universidade-Empresa e Desafios da Educação Continuada

Seminários dos 50 anos da Fundação Vanzolini

Ao completar 50 anos, a Fundação Vanzolini é reconhecida como referência internacional em Educação Continuada, Consultoria, Certificação e Gestão de Tecnologias em Educação, por empresas públicas e privadas, assim como profissionais em busca de elevados padrões de desempenho. A Fundação Vanzolini construiu a sua história contando sempre com um renovado quadro de excelência acadêmica formado por professores que partilham o seu conhecimento entre o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e a Fundação Vanzolini.

Seminários Produzindo o Futuro – Clique aqui e inscreva-se!

“Gestão de Sistemas de Saúde” e “Projetos Inovadores na Gestão Pública” são dois dos temas de extrema atualidade que serão abordados, em março, em um ciclo de palestras sobre problemas brasileiros, realizado pela Fundação Vanzolini para comemorar os 50 anos da instituição.

Segundo João Amato Neto, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini e professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP, “queremos contribuir com o debate nacional e alinhar a agenda das estratégias empresariais e políticas públicas, embasados no conhecimento e na experiência de nossos professores e de convidados de expressão. São cinco temas para os próximos 50 anos”.

O ciclo de palestras gratuitas vai abordar ainda questões sobre a formação profissional em “Educação Continuada” e “O papel da Fundação Vanzolini na relação Universidade-Empresa”. As dificuldades de integração do Brasil aos novos paradigmas de tecnologia e produção serão abordadas sob o tema “Inovação e Indústria 4.0”.

Veja abaixo a programação sobre o ciclo de palestras gratuitas comemorativo aos 50 anos da Fundação Vanzolini:

  • 1º Seminário: O papel da Fundação Vanzolini na Relação Universidade-Empresa

7 de março de 2017, das 8h30 às 10h30

Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Produção da POLI – USP (Sala D2 015). Avenida Professor Almeida Prado, 531 – Prédio Engenharia de Produção.

Coordenador: João Amato Neto

Este painel aborda o importante tema das interações entre o ambiente empresarial, as universidades e as fundações a partir da experiência da Fundação Vanzolini, a primeira das fundações da USP. A Fundação Vanzolini surgiu de um núcleo de professores da Escola Politécnica da USP que introduziu no país a Engenharia de Produção. A Fundação Vanzolini participou ativamente da industrialização do Brasil e tornou-se referência internacional em educação continuada para profissionais em busca de elevados padrões de desempenho.

Programa

08h30 – Welcome Coffee

9h às 10h30

Marco Antônio Zago, magnífico Reitor da Universidade de São Paulo.

José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Escola Politécnica da USP.

João Amato Neto, presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

Fernando Laurindo, chefe do Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP.

Airton Grazzioli, curador das Fundações (Ministério Público).

10h30 Encerramento

  • 2º Seminário: Desafios da Educação Continuada

7 de março de 2017, das 10h30 às 12h30

Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Produção da POLI – USP (Sala D2 015). Avenida Professor Almeida Prado, 531 – Prédio Engenharia de Produção.

Coordenador: Roberto Marx

A importância da educação continuada diante de uma nova revolução tecnológica. As consequências da automação e dos novos processos e modelos de negócios como movimentos capazes de destruir mercados e colocar em risco trajetórias profissionais. A globalização e o protecionismo. Como encontrar novos desenhos para a formação profissional, diante destes cenários.

Programa

10h30 – 12h30

Roberto Marx, diretor de Operações da Fundação Vanzolini e professor do PRO/EPUSP.

Beatriz Scavazza, coordenadora Executiva da GTE – Gestão de Tecnologia em Educação / Fundação Vanzolini.

Paulo Lourenção, coordenador do Programa de Especialização em Engenharia da Embraer.

Alfredo Soeiro, Universidade do Porto e membro diretor da International Association for Continuing Engineerig Education.

12h30 Encerramento

Confira os demais seminários dos 50 anos da Fundação Vanzolini.

Clique aqui e inscreva-se!