Evento

Seminários 50 anos :: Inovação e Indústria 4.0

Seminários dos 50 anos da Fundação Vanzolini

Ao completar 50 anos, a Fundação Vanzolini é reconhecida como referência internacional em Educação Continuada, Consultoria, Certificação e Gestão de Tecnologias em Educação, por empresas públicas e privadas, assim como profissionais em busca de elevados padrões de desempenho. A Fundação Vanzolini construiu a sua história contando sempre com um renovado quadro de excelência acadêmica formado por professores que partilham o seu conhecimento entre o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e a Fundação Vanzolini.

Seminários Produzindo o Futuro – Clique aqui e inscreva-se!

“Gestão de Sistemas de Saúde” e “Projetos Inovadores na Gestão Pública” são dois dos temas de extrema atualidade que serão abordados, em março, em um ciclo de palestras sobre problemas brasileiros, realizado pela Fundação Vanzolini para comemorar os 50 anos da instituição.

Segundo João Amato Neto, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini e professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP, “queremos contribuir com o debate nacional e alinhar a agenda das estratégias empresariais e políticas públicas, embasados no conhecimento e na experiência de nossos professores e de convidados de expressão. São cinco temas para os próximos 50 anos”.

O ciclo de palestras gratuitas vai abordar ainda questões sobre a formação profissional em “Educação Continuada” e “O papel da Fundação Vanzolini na relação Universidade-Empresa”. As dificuldades de integração do Brasil aos novos paradigmas de tecnologia e produção serão abordadas sob o tema “Inovação e Indústria 4.0”.

Veja abaixo a programação sobre o ciclo de palestras gratuitas comemorativo aos 50 anos da Fundação Vanzolini:

  • 3º Seminário: Inovação e Indústria 4.0

14 de março de 2017, das 8h30 às 12h30

Local: Instituto de Engenharia

Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana.

Coordenador: Marcelo Schneck Pessoa.

A indústria 4.0 é uma questão estratégica para os países, pois implica diretamente na produtividade e na capacidade de viabilização da indústria no cenário mundial. Este é o tema deste Seminário que vai apresentar uma visão geral dos conceitos da indústria 4.0. Além dos impactos dessa nova indústria na sociedade, a necessidade de mão de obra qualificada e a questão da produtividade. Serão apresentados exemplos de pequenas empresas brasileiras de sucesso em alta tecnologia, e o caso Embraer, uma grande empresa brasileira que está adotando os conceitos da Indústria 4.0.

Programa

08h30 – Welcome Coffee

9h às 12h30

Abertura – Ethevaldo Siqueira, jornalista, escritor e consultor especializado em telecomunicações, eletrônica e novas tecnologias da informação.

Marcelo Schneck Pessôa, presidente do Conselho Curador da Fundação Vanzolini.

Mario Salerno, professor da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e ex-diretor do IPEA.

Glauco Arbix, coordenador Geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

10h30 às 10h45 – Intervalo

10h45 às 12h30

Eduardo Zancul, professor da Escola Politécnica (POLI/USP), no Departamento de Engenharia de Produção.

João Carlos Zerbini, gerente Corporativo de Tecnologia de Manufatura e Automação Industrial da Embraer.

Silvia Takey, diretora de Operações DEV Tecnologia.

Fernando Lopes, sócio da Mvisia. Engenheiro Mecatrônico, Poli-USP.

12h30 – Encerramento

Confira os demais seminários dos 50 anos da Fundação Vanzolini.

Clique aqui e inscreva-se!