Evento

Palestra :: Utilizando o Lean para vencer na Crise

Lean para vencer na crise

O curso Certificação de Agentes Lean e o ciclo de palestras ‘Noite em Dia’ promovem um novo evento gratuito para apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com o sistema Lean para melhoria dos processos produtivos industriais e administrativos.

O encontro ainda discutirá os benefícios e importância da metodologia para enfrentar os momentos de crise.

Programa

  • Por que empresas falham ao implantar o Lean?
  • Origens e evolução do Pensamento Lean
  • Crenças das Pessoas da Empresa Convencional
  • Cultura Organizacional da Empresa Lean (Crenças – Normas – Artefatos)
  • Como mudamos uma Cultura
  • Muda – Identificação dos 7 tipos de desperdícios
  • Noções básicas de Artefatos da Cultura Lean

Público-alvo

Gestores e  facilitadores do programa Lean, analistas de melhoria de processos, consultores internos de produtividade e qualidade. Organizações nos vários graus de maturidade  em implantação da cultura Lean.

Sobre os Palestrantes

Paulino G Francischini – Engenheiro e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo, instrutor da Fundação Vanzolini e Fundação Instituto de Administração (FIA). Vice-coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Processos e Serviços (CEGPS) pela Fundação Vanzolini. Consultor em Lean Service: Mapeamento de processos de prestação de serviços, aplicação de BPMi-S, padronização de procedimentos; Lean Manufacturing: implantação de Kanban, Troca Rápida de Ferramenta, Arranjo Físico Celular, Heijunka Box, 5S – Housekeeping; Gestão de estoques MP, WIP e PA; Indicadores de desempenho: projeto de sistema de indicadores gerenciais de desempenho (modelos BSC, GAP e, IGD).

Carlos E. Moretti – Formado em Engenharia pela Escola Politécnica – USP, possui mais de 20 anos de experiência em processos de Melhoria Contínua. Recebeu treinamento nas técnicas do Toyota Production System (STP – Lean Manufacturing) diretamente dos Senseis da Toyota do Brasil, Canadá, Venezuela e Japão. Tem apoiado empresas dos segmentos de autopeças, gráfico, lavanderia industrial, produção de alimentos (food & pet food), lentes para óculos, produtos para higiene pessoal, calibração de instrumentos de medição, colheita e plantio mecanizados de cana de açúcar, projeto de tubos flexíveis, seguros e corretagem de seguros em sua jornada para alcançar a excelência no Pensamento Lean; no Brasil, Estados Unidos, México, Venezuela, Polônia e Itália.

Coordenação

Paulino G Francischini

Informações adicionais

Horário: Das 19h00 às 21h00
Local: Unidade Paulista – Avenida Paulista, 967 – 2º andar
Vagas Limitadas – Inscrições até 10 de agosto de 2016