Evento

Palestra :: Novas abordagens para Inovação em Produtos, Serviços e Processos

Palestra Gratuita

O curso de atualização Novas abordagens para Inovação em Produtos, Serviços e Processos e o ciclo de palestras ‘Noite em Dia’ promovem o terceiro evento gratuito para apresentar os principais conceitos que norteiam o desenvolvimento ágil de inovações nas organizações: Design thinking, Business Model Canvas e Lean Startup;

O contexto atual demanda o desenvolvimento e entrega de valor superior e recentemente um conjunto integrado de abordagens ágeis estabeleceu um novo paradigma para a criação de inovações. A primeira abordagem é o Design Thinking, que busca a inovação radical considerando os modelos mentais estabelecidos pelos designers e aplicando seus princípios e técnicas. A segunda abordagem é o Business Model Canvas, utilizado principalmente para estabelecer modelos de negócios e identificar suas principais prioridades. Finalmente, a abordagem da Lean Startup viabiliza o teste e validação de hipóteses estabelecidas anteriormente, conduzindo a evolução do empreendimento em suas fases principais: descoberta, validação e criação dos clientes e escalonamento da organização.

Combinados, Design Thinking, Business Model Canvas e Lean Startup viabilizam o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores, capazes de avançar com as fronteiras tecnológicas, estabelecer novos modelos de negócios e transformar as rotinas das organizações.

Público-alvo:

Empreendedores, coordenadores e gestores de inovação.

Sobre os Palestrantes

André Leme Fleury – Professor dos cursos de Engenharia de Produção (Poli) e Design (FAU) na Universidade de São Paulo, onde pesquisa referenciais, técnicas e métodos para o estabelecimento de novos modelos de negócios baseados em serviços tecnológicos aplicando as abordagens do Design Thinking e da Lean Startup

Coordenador de desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, transacionais e de gestão administrativa para USP, FIOCRUZ, FINEP, Mongeral, Tecnisa e HU/USP. Projetista de universidades corporativas das organizações Bradesco, Comgas, Brasil Kirin, Votorantim Cimentos, Tecnisa e Cielo. Desenvolvedor de cursos de educação executiva para as organizações FIA, FCAV, Itaú, Lojas Renner e Coca Cola Femsa.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela USP (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2007). Foi pesquisador visitante no Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge (2004-2005) e professor no ITA, FEI, Mackenzie e Univali (SC).

Edgard Stuber – Especialista e pesquisador dos processos criativos e da inovação. Desde 2010 presta consultoria e treinamento a organizações de diferentes setores e atualmente é sócio da IntoActions – consultoria em inovação e é fundador da ECS Inovação Comercial. Anteriormente, ocupou altos cargos de administração ao longo de mais de 29 anos em sua carreira executiva nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, marketing, vendas, planejamento estratégico e inovação, nas empresas globais do setor de autopeças e máquinas. É professor convidado na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), na Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP) e na Fundação Vanzolini e, com freqüência, é convidado para palestras de inovação e design thinking. Doutorando em Filosofia, foca sua pesquisa e projeto de tese no entendimento da natureza humana na solução criativa de problemas complexos.

Coordenação

André Leme Fleury

Informações adicionais

Horário: Das 19h00 às 21h00
Local: Unidade Paulista – Avenida Paulista, 967 – 2º andar
Vagas Limitadas – Inscrições até 16 de março de 2016