No segmento da Saúde, para além das questões básicas da assistência adequada e da segurança do paciente, a gestão da Qualidade e a Produtividade dos processos tornaram-se também aspectos desafiadores fundamentais para a sobrevivência das Organizações, constituindo-se assim numa nova filosofia da administração.

As empresas perceberam a importância de se analisarem criticamente e adaptarem seus diversos processos e relações, através de programas de modernização gerencial tipicamente educacionais, além do desenvolvimento de Sistemas de Gestão certificáveis por normas específicas, tais como ISO 9001, ISO 14001 e ONA. Desta forma, sem deixar de lado a efetividade da assistência e da segurança e, até mesmo, para melhor viabilizar estes aspectos primários, passaram a adotar a Qualidade e a Produtividade como fatores estratégicos para alcançar a competitividade necessária, através de mudanças técnicas, administrativas e comportamentais visando:

– Aumento da fatia de mercado e fidelidade dos usuários pela segurança, confiabilidade e melhoria dos produtos e serviços oferecidos.

– Diminuição dos custos, pelo aumento da produtividade e diminuição dos desperdícios  e retrabalhos.

– Agilidade na cadeia de processos, através da melhor definição das relações clientes/fornecedores, suas necessidades, medidas de desempenho e de controle.

– Adequação dos recursos e insumos básicos, visando aumentar o conceito de “valor agregado” do produto/serviço final, a partir do menor sacrifício possível.

SOLUÇÕES BENEFÍCIOS
Sistemas de Gestão certificáveis por entidades independentes
  • Conhecimento e educação nos conceitos, critérios e requisitos aplicáveis à efetividade, segurança, qualidade e produtividade em saúde.
Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente
  • Percepção dos fatores de risco dos processos em geral, além do desenvolvimento de uma cultura de gerenciamento de riscos das operações em saúde, bem como da segurança dos pacientes.
Diagnósticos de Sistemas de Gestão aplicáveis à Saúde
  • Ponto de partida para uma adequada adaptação dos Sistemas de Gestão vigentes em relação aos requisitos próprios de cada norma de referência considerada .
Avaliações de Certificação/Acreditação
  • Obtenção de certificados emitidos por entidades independentes e reconhecidas pelo mercado, atestando a aderência da organização a diversos aspectos de gestão impactantes na efetividade da assistência, segurança e qualidade.
  • Alinhamento progressivo da Organização às melhores práticas de operação, gestão e controle relacionadas aos segmentos em que atuam.


IMPORTANTE:
A Fundação Vanzolini não presta serviços de consultoria com vistas à preparação de empresas para a Certificação de Sistemas, Produtos e Serviços.

Desenvolvemos soluções personalizadas para as necessidades de cada empresa.

Consulte-nos: (11) 3024-2262 – projetos@vanzolini.org.br / cursosincompany@vanzolini.org.br