Para gerar e capturar valor, as organizações devem empregar esforços na geração de inovações tanto radicais quanto incrementais, e monitorar a emergência de inovações irruptivas no mercado, com o intuito de promover competitividade sustentada e explorar potencialidades do negócio atual ou de novas oportunidades existentes.

As empresas brasileiras são efervescentes em ideias e soluções criativas, mas eventualmente encontram barreiras técnico-gerenciais que inibem seu desenvolvimento. Ainda, um conjunto de empresas desenha estratégicas para desenvolver inovações mais radicais, mas te, dificuldades de implantar programas para tal. Atuando nesses aspectos, a Fundação Vanzolini apoia as empresas no grande desafio de aplicar conhecimento e práticas para transformar sonhos potenciais em ações concretas que aproveitem os recursos disponíveis e conduzam a resultados rápidos e efetivos.

SOLUÇÕES BENEFÍCIOS
Avaliação Organizacional
  • Análise da estrutura organizacional visando prepará-la para inovação, de acordo com a estratégia de produto da empresa. Identificação de problemas na adequação estratégia – estrutura, e na estrutura propriamente dita, envolvendo alocação de atividades de inovação (por exemplo, P&D, projeto de produto, projeto de processo, marketing etc.) e processos transversais integradores, com vista ao aumento da capacitação empreendedora.
Organização de equipes de P&D ou de equipes de projeto do produto
  • A partir de análise detalhada dos setores de P&D e de projeto de produto (ou engenharia), propor melhorias na organização visando a maior eficiência (menor tempo de desenvolvimento, melhor alocação de recursos etc.), através, por exemplo, de equipes de geometria variável, com alocação flexível de recursos conforme o andamento do projeto.
Processos de Gestão da Inovação: avaliação e implantação
  • Identificar os processos de inovação e os aspectos relevantes de sua gestão, visando a adequação dos processos aos tipos de projetos de inovação. Um processo único pode dificultar muito projetos de inovação com características distintas. Baseada em tipologia própria de oito tipos de projetos de inovação, projetar os processos correspondentes ou a adequação dos existentes. Ainda, através de análise de gargalos, identificar as ações prioritárias para melhoria da eficiência dos processos de inovação.
Gestão da Incerteza, Métodos de Avaliação de Projetos Radicais e Indicadores de Gestão da Inovação
  • Metodologias de gestão da incerteza para a construção de ecossistema favorável ao desenvolvimento e ao sucesso da inovação no mercado. Metodologias de avaliação de projetos radicais, via métodos como learning plan, opções reais ou qualitativos. Desenvolvimento de conjunto de indicadores que auxiliem na tomada de decisão sobre projetos radicais, que envolvam tecnologias ou mercados novos, para os quais há alta incerteza e pouca disponibilidade de dados.
Apoio ao Desenho de Programas de Inovação
  • Como introduzir um sistema de inovação na empresa? Não basta introduzir ferramenta de geração de ideias, é preciso selecioná-las, desenvolvê-las e comercializá-las a contento. Para tanto, um programa integrado de inovação se faz necessário, envolvendo estrutura, processos, sistemas de apoio, gestão de recursos humanos, comunicação interna e externa, e marketing (incluindo endomarketing).
Monitoramento e Controle de Riscos
  • Apoio à modelagem de processos de desenvolvimento de produto (bens ou serviços), tomando como base inicial o esquema de atividades – pontos de decisão, adaptado aos projetos da empresa.

Desenvolvemos soluções personalizadas para as necessidades de cada empresa.

Consulte-nos: (11) 3024-2262 – projetos@vanzolini.org.br / cursosincompany@vanzolini.org.br