Local: Paulista

O contexto atual demanda o desenvolvimento e entrega de valor superior. Recentemente um conjunto integrado de abordagens ágeis estabeleceu um novo paradigma para a criação de inovações. A primeira abordagem é o Design Thinking, que busca a inovação radical considerando os modelos mentais estabelecidos pelos designers e aplicando seus princípios e técnicas.

A segunda abordagem é o Business Model Canvas, utilizado principalmente para estabelecer modelos de negócios
e identificar suas principais prioridades.

Finalmente, a abordagem da Lean Startup viabiliza o teste e validação de hipóteses estabelecidas anteriormente, conduzindo a evolução do empreendimento em suas fases principais: descoberta, validação e criação dos clientes e escalonamento da organização.

Combinados, Design Thinking, Business Model Canvas e Lean Startup viabilizam o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores, capazes de avançar com as fronteiras tecnológicas, estabelecer novos modelos de negócios e transformar as  rotinas das organizações.

O curso apresenta as origens e definições dos conceitos teóricos e  promove a sua aplicação prática, com o desenvolvimento de projetos, resultando em novos modelos de negócios e produtos mínimos viáveis. As reflexões sobre os aprendizados obtidos
viabilizam a replicação posterior das técnicas aprendidas, de acordo com o contexto específico de cada participante.

O curso é ministrado na modalidade presencial e possui forte aplicação prática, viabilizando ao aluno a experimentação e reflexão em relação à aplicação das principais técnicas que materializam os conceitos apresentados e oferece uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de um novo referencial para o estabelecimento e promoção da inovação nos diferentes contextos corporativos.

  • Apresentar os principais conceitos que norteiam o desenvolvimento ágil de inovações nas organizações: Design thinking, Business Model Canvas e Lean Startup;
  • Desenvolver projetos práticos para experimentação das principais técnicas propostas pelas três abordagens principais do curso;
  • Analisar as vantagens e desvantagens de cada abordagem, bem como identificar os contextos mais relevantes para a sua aplicação;
  • Desenvolver novos modelos mentais capazes de viabilizar a replicação posterior das técnicas apreendidas, de acordo com os contextos específicos de cada participante.
  1. Design Thinking: do “pensar design” à busca da inovação radical;
  2. Design Thinking: imersão, ideação, prototipação;
  3. Business Model Canvas: conceitos, formatos e técnicas;
  4. Lean Startup: conceitos e fundamentos;
  5. Lean Startup: aplicação, análise e evolução.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

André Leme Fleury  Professor dos cursos de Engenharia de Produção (Poli) e Design (FAU) na Universidade de São Paulo, onde pesquisa referenciais, técnicas e métodos para o estabelecimento de novos modelos de negócios baseados em serviços tecnológicos aplicando as abordagens do Design Thinking e da Lean Startup

Coordenador de desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, transacionais e de gestão administrativa para USP, FIOCRUZ, FINEP, Mongeral, Tecnisa e HU/USP. Projetista de universidades corporativas das organizações Bradesco, Comgas, Brasil Kirin, Votorantim Cimentos, Tecnisa e Cielo. Desenvolvedor de cursos de educação executiva para as organizações FIA, FCAV, Itaú, Lojas Renner e Coca Cola Femsa.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela USP (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2007). Foi pesquisador visitante no Institute for Manufacturing da Universidade de Cambridge (2004-2005) e professor no ITA, FEI, Mackenzie e Univali (SC).

R$ 1.890,00, à vista ou parcelado em até 3x no cartão de crédito.
Incluso material didático, coffee break e certificado.