Local: Paulista

Desenvolver uma postura assertiva no relacionamento com a equipe e demais relações profissionais, utilizando uma comunicação focada em resultados, na ética e no respeito aos seus direitos e aos direitos dos seus interlocutores e que possibilite estabelecer um clima de parceria.

Poder e Influência do líder
Obtenção do respeito e credibilidade da equipe
· Convencimento e persuasão
· Bases da influência
· Fatores motivacionais para a influência
O processo de percepção humana
· Como as crenças/valores afetam nossos julgamentos no ato da
comunicação com a equipe
· Escada de Inferência e conseqüências na comunicação
Os comportamentos defensivos do líder
· Por que não
somos assertivos: Os vilões da assertividade
· Por que não somos assertivos: Os vilões da assertividade
· Sentimentos positivos e negativos: como são criadas as defesas
· Sentimentos positivos e negativos e suas influências na qualidade de vida.
· Comportamentos defensivos: agressivo, passivo e manipulador
· Os impactos dos comportamentos defensivos do líder
– no comportamento da equipe
– na saúde mental, emocional e física do líder e da equipe
– nos resultados da empresa
· Motivos que levam uma pessoa a adotar os comportamentos defensivos
O
comportamento assertivo do líder
· Conceito de assertividade x Conceito de escolha
· Escolhas conscientes e inconscientes
· Características do
perfil assertivo do líder
· Benefícios do comportamento assertivo
para: líder, equipe e empresa
· Matriz da assertividade e a
influência< das estruturas sociais
· Direitos e Compromissos da pessoa
assertiva
· Como é o processo de comunicação entre líder e equipe em cada
estilo
· Auto-estima, autoconfiança e auto-imagem: A influência na
comunicação Mapeamento dos estilos de comportamentos de interação e
flexibilidade · Auto e hetero avaliação dos estilos de comportamentos de
interação
· Perfil individual e grau de flexibilidade na interação
humana
· Excessos e faltas nos comportamentos: caminho do
conflito
· Comportamentos de convencimento: Afirmação e
Argumentação
· Comportamentos de Persuasão: Empatia e Envolvimento
· Auto-estima, autoconfiança e

Destinado a profissionais em funções de gestão e que necessitam incorporar comportamentos de
interação eficazes para influenciar positivamente o ambiente organizacional e as pessoas do seu
convívio direto, convencendo-os e persuadindo-os de forma assertiva.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR
Roberto Marx
 – Professor do Curso de Especialização em Engenharia de Produção para a Construção Civil (USP-FCAV) em 2001. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Industrial (USP-FCAV), desde 2004

Professor e Consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e do Departamento de Engenharia de Produção da USP nas áreas de estruturas para gestão de projetos e em organização do trabalho

Professor Livre Docente em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP (2008).

DOCENTE

Vera Martins – Mestre em Comunicação e Mercado, pedagoga e especialista em Medicina Comportamental. Autora dos livros “Seja Assertivo!” e “Tenha Calma”, publicados pela Campus / Elsevier. Professora da Fundação Vanzolini e consultora especialista em comportamento humano. Atua como neurocoach e facilitadora em seminários e workshops sobre: Gestão Emocional do Time, Liderança Assertiva, Comunicação Assertiva, Negociação Eficaz, Gestão de Conflitos, Efetividade e produtividade pessoal, Teambuilding e Ética nas Relações de Trabalho. Palestrante em congressos de recursos humanos, educação e negócios: CBTD, Expo Management, Fórum de Educação, Six Sigma,  ISMA,  etc. Possui artigos publicados em diversas revistas e sites da área de RH e entrevistas para rádio e TV. Todo o material está divulgado no site www.assertiva.com.br. Diretora da Assertiva Consultores.

R$ 1.300,00, à vista.
Incluso material didático, coffee break e certificado.