As melhores práticas para proporcionar mais qualidade e produtividade

Local: USP

Com disciplinas sempre atualizadas, o curso proporciona ao aluno a possibilidade de conhecer a metodologia da área de qualidade e produtividade e, por meio deste processo de conhecimento, será possível empregar as técnicas mais adequadas ao projeto.

O Curso de Especialização em Qualidade e Produtividade tem como objetivo capacitar o participante a compreender as modernas metodologias da área visando aumentar a competitividade das empresas no mercado. Por meio destas metodologias apresentadas é possível empregá-las de forma integrada, visando otimizar o benefício para a organização e seus clientes.

Estatística

Objetivos: Apresentar as ferramentas básicas da estatística (probabilidade e inferência estatística) que tenham aplicações nas áreas de qualidade e de produtividade.
Conteúdo: Cálculo de probabilidades; variáveis aleatórias; distribuições de probabilidades; estatística descritiva; distribuições por amostragem; estimação de parâmetros: por ponto e por intervalo; testes de hipóteses; regressão e correlação.

Garantia da Qualidade

Objetivos:
Estudo dos sistemas formais da Qualidade é feito nesta disciplina. São discutidos os assuntos de normalização, normas da qualidade, auditorias internas e processo de certificação.
Conteúdo: Teoria de Sistemas; normalização na empresa e Sistema Brasileiro de Normalização; normas série ISO-9000; normas série ISO 14.000; normas da qualidade para setores específicos; documentação e estratégias de implantação; auditorias da qualidade; processo de certificação; Sistemas Integrados da Qualidade (SIQ).

Gestão de Custos em Sistemas de Operações

Objetivos: Apresentar conceitos de Análise Econômica avançada voltada à tomada de decisões, construção de Modelos Econômicos com base no Custeio Direto, aplicações do Método de Custeio por Atividades (Activity-Based Costing – ABC) e da Gestão baseada em Atividades (Activity-Based Management – ABM).
Conteúdo: Análise de margens, resultados, terceirizações e limitações na produção/operações; indicadores de posição (custo–volume–lucro); margens para negociação e formação de preços; análise de investimentos; custeio tradicional e custeio por atividades; melhoria de processos, reduções de custos e medidas de desempenho; custos da qualidade; adequação e dificuldades na implantação do custeio por atividades.

Gestão para Qualidade e Produtividade

Objetivos: Expansão da fronteira adotada na disciplina Qualidade e Produtividade no Processo, para se ter, adicionalmente, Qualidade e Produtividade Organizacionais. São vistas ferramentas que complementam aquelas da disciplina Qualidade e Produtividade no Processo.
Conteúdo: Programa 5S’s (house keeping); gerenciamento da rotina; gerenciamento inter-funcional (process management); desdobramento de políticas; gestão à vista; aperfeiçoamento contínuo (Kaizen); benchmarking; indicadores de qualidade e produtividade; análise de riscos.

Metodologias para a Melhoria da Produtividade

Objetivos: Apresentar e discutir as principais metodologias para a melhoria da produtividade. Serão enfocadas a aplicabilidade das metodologias e a relação das mesmas com os aspectos de qualidade, de custos, de tempo, de flexibilidade e de inovação.
Conteúdo: Engenharia e Análise do Valor (EAV); análise funcional; Teoria das Restrições (TOC); estudo de métodos; métodos de registro, programação e controle de operações; balanceamento de linhas e sequenciamento; CPM e PERT; controle de projetos.

Motivação para Qualidade e Produtividade

Objetivos: Enfocado o principal recurso da empresa para se atingir objetivos de qualidade e de produtividade – o recurso humano. São estudadas as formas de motivar as pessoas e as maneiras de se obter resultados por meio da motivação.
Conteúdo: Motivação  para a qualidade e para a produtividade; organização do trabalho produtivo; participação e liderança; gestão de recursos humanos; trabalho em equipe; integração organizacional; futuro do trabalho; qualidade em serviços.

Qualidade e Produtividade no Processo

Objetivos: Focalizando o processo produtivo (ou uma parcela do mesmo), esta apresenta um conjunto de ferramentas que têm como finalidade obter um processo estável, capaz e produtivo.
Conteúdo: Ferramentas básicas da qualidade; Metodologia de Solução de Problemas (MASP); Controle Estatístico  do Processo (CEP); capacidade do processo; ferramentas gerenciais da qualidade; Troca Rápida de Ferramenta (SMED); Mapa de Fluxo do Valor (VSM); Poka Yoke; Kanban.

Qualidade e Produtividade no Projeto

Objetivos: Estudo de metodologias para se conseguir Qualidade e Produtividade no Projeto tem início nesta disciplina e a sua finalidade é a obtenção de um projeto do produto e do processo que focalize o cliente final e a competição, bem como satisfaça as restrições impostas pelo sistema de produção existente.
Conteúdo: Análise do Modo e dos Efeitos de Falha/Análise da Árvore de Falhas (FMEA/FTA); Desdobramento da Função Qualidade (QFD); Gestão de Projetos.

Qualidade Total

Objetivos: Proporcionar uma visão geral da Qualidade Total, enfatizando os principais conceitos da Qualidade, a relação entre Qualidade e Produtividade e os diferentes enfoques dados.
Conteúdo: Histórico e conceitos básicos; dimensões e definições de Qualidade; Qualidade do produto, do processo e da organização; clientes internos e externos; estratégia da empresa e a Qualidade Total; Qualidade e Produtividade; nova missão da administração; expoentes da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, etc.); visões japonesa, americana, européia e brasileira da Qualidade; prêmios da Qualidade.

Desenvolvimento de Projeto Prático

Objetivos: Enraizar as metodologias estudadas no curso através de elaboração de trabalhos práticos individuais.
Conteúdo: Definição de temas; planejamento do trabalho; coleta de dados; levantamento de alternativas; seleção de uma alternativa; especificação da solução.


Gestão da Inovação

Objetivos: Compreender o que significa a inovação em bens e serviços como estratégia competitiva da organizacão. Analisar de que forma uma organização que compete em Qualidade e Produtividade pode evoluir para competir através da Inovacão. Tratar de técnicas relacionadas à inovação e à sua gestão.
Conteúdo: Conceitos relativos à Inovação ; A Estratégia da Inovação ; Cultura Organizacional para a Inovação; Aplicação do Ciclo PDCA à Inovação; Processos e Indicadores de Inovação; Gestão do Risco; Abordagens de Implantação e Gestão da Mudança.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

Coordenador
Prof. Dr. Antonio Rafael Namur Muscat

Vice Coordenador
Dr. Alberto Wunderler Ramos

No curso, são abordadas questões da qualidade e produtividade como: normas série ISO-9000; engenharia e análise do valor (EAV); benchmarking; inspeção na fonte e sistema à prova de falhas (Poka Yoke); programa 5S’s (house keeping); aperfeiçoamento contínuo (Kaizen); ferramentas gerenciais da qualidade e metodologia Seis Sigma.

Este curso de pós-graduação (lato sensu), operacionalizado pela Fundação Vanzolini, é oferecido mediante convênio com a Universidade de São Paulo (USP).

O curso é voltado para profissionais de nível superior que atuem em organizações nas áreas de qualidade e produtividade.

Pós-Graduação – lato sensu Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP.hotsite_4_201166113246-300x229[1]

436 horas, contando com 11 disciplinas e mais o desenvolvimento de projeto prático.

Provas/Trabalhos
– média mínima de aprovação 7,0
– freqüência mínima 85%
– Desenvolvimento de projeto prático

Mensalidade = 24 x R$ 1.200,00.
O valor total do curso é de R$ 28.800,00.
Desconto de 5% para pagamento à vista.

(*) valores sujeitos a alterações.