As melhores práticas para proporcionar mais qualidade e produtividade

Local: USP

Com disciplinas sempre atualizadas, o curso proporciona ao aluno a possibilidade de conhecer a metodologia da área de qualidade e produtividade e, por meio deste processo de conhecimento, será possível empregar as técnicas mais adequadas ao projeto

O Curso de Especialização em Qualidade e Produtividade tem como objetivo capacitar o participante a compreender as modernas metodologias da área visando aumentar a competitividade das empresas no mercado. Por meio destas metodologias apresentadas é possível empregá-las de forma integrada, visando otimizar o benefício para a organização e seus clientes

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

Mauricio Ricardo Bruno Socio
Adherbal Caminada
Luis Fernando Pinto de Abreu
Jorge Luiz de Biazzi
Luciano Mazza
Moacyr Braz
Omar Madureira
Monica Biazzi
Leo Brunstein
Antonio Muscat

No curso, são abordadas questões da qualidade e produtividade como: normas série ISO-9000; engenharia e análise do valor (EAV); benchmarking; inspeção na fonte e sistema à prova de falhas (Poka Yoke); programa 5S’s (house keeping); aperfeiçoamento contínuo (Kaizen); ferramentas gerenciais da qualidade e metodologia Seis Sigma. Este curso de pós-graduação (lato sensu), operacionalizado pela Fundação Vanzolini, é oferecido mediante convênio com a Universidade de São Paulo (USP).

O curso é voltado para profissionais de nível superior que atuem em organizações nas áreas de qualidade e produtividade

selo_uspPós-Graduação – lato sensu
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP

436 horas, contando com 11 disciplinas e mais o desenvolvimento de projeto prático.

provas/trabalhos
– média mínima de aprovação 7,0
– freqüência mínima 85%
– Desenvolvimento de projeto prático

Mensalidade = 24 x R$ 1.200,00

O valor total do curso é de R$ 28.800,00.
Desconto de 5% para pagamento à vista.

(*) valores sujeitos a alterações

Estatística

Objetivos:
Apresentar as ferramentas básicas da estatística (probabilidade e inferência estatística) que tenham aplicações nas áreas de qualidade e de produtividade.

Conteúdo:
Cálculo de probabilidades; variáveis aleatórias; distribuições de probabilidades; estatística descritiva; distribuições por amostragem; estimação de parâmetros: por ponto e por intervalo; testes de hipóteses; regressão e correlação.


Garantia da Qualidade

Objetivo:
Estudo dos sistemas formais da Qualidade é feito nesta disciplina. São discutidos os assuntos de normalização, normas da qualidade, auditorias internas e processo de certificação.

Conteúdo:
Teoria de Sistemas; normalização na empresa e Sistema Brasileiro de Normalização; normas série ISO-9000; Normas série ISO 14000; normas da Qualidade para setores específicos; documentação e estratégias de implantação; auditorias da Qualidade; processo de certificação; Sistemas Integrados da Qualidade (SIQ).


Gestão de Custos em Sistemas de Operações

Objetivo:
Apresentar conceitos de Análise Econômica avançada voltada à tomada de decisões, construção de Modelos Econômicos com base no Custeio Direto, aplicações do Método de Custeio por Atividades (Activity-Based Costing – ABC) e da Gestão baseada em Atividades (Activity-Based Management – ABM).

Conteúdo:
Análise de margens, resultados, terceirizações e limitações na produção/operações; indicadores de posição (custo-volume-lucro); margens para negociação e formação de preços; análise de investimentos; custeio tradicional e custeio atividades, melhoria de processos, reduções de custos e medidas de desempenho; custos da qualidade; adequação e dificuldades na implantação do custeio por atividades.


Gestão para Qualidade e Produtividade

Objetivos:
Expansão da fronteira adotada na disciplina Qualidade e Produtividade no Processo, para se ter, adicionalmente,Qualidade e Produtividade Organizacionais. São vistas ferramentas que complementam aquelas da disciplina Qualidade eProdutividade no Processo.

Conteúdo:
Programa 5S’s (house keeping); gerenciamento da rotina; gerenciamento inter-funcional (process management);desdobramento de políticas; gestão à vista; aperfeiçoamento contínuo (Kaizen); benchmarking; indicadores de qualidade eprodutividade; análise de riscos.


Metodologias para Melhoria da Produtividade

Objetivos:
Apresentar e discutir as principais metodologias para a melhoria da produtividade. Serão enfocadas a aplicabilidade das metodologias e a relação das mesmas com os aspectos de qualidade, de custos, de tempo, de flexibilidade e de inovação.

Conteúdo:
Engenharia e Análise do Valor (EAV); análise funcional; Teoria das Restrições (TOC); estudo de métodos; métodos de registro, programação e controle de operações; balanceamento de linhas e sequenciamento; CPM e PERT; controle de projetos.


Motivação para Qualidade e Produtividade

Objetivos:
Enfocado o principal recurso da empresa para se atingir objetivos de qualidade e de produtividade – o recursohumano. São estudadas as formas de motivar as pessoas e as maneiras de se obter resultados por meio da motivação.

Conteúdo:
Motivação para a qualidade e para a produtividade; organização do trabalho produtivo; participação e liderança;gestão de recursos humanos; trabalho em equipe; integração organizacional; futuro do trabalho; qualidade em serviços.


Qualidade e Produtividade no Processo

Objetivos:
Focalizando o processo produtivo (ou uma parcela do mesmo), esta apresenta um conjunto de ferramentas que têm como finalidade obter um processo estável, capaz e produtivo.

Conteúdo:
Ferramentas básicas da qualidade; Metodologia de Solução de Problemas (MASP); Controle Estatístico do Processo (CEP); capacidade do processo; ferramentas gerenciais da qualidade; Troca Rápida de Ferramenta (SMED); Mapa de Fluxo do Valor (VSM); Poka Yoke; Kanban.

 


Qualidade e Produtividade no Projeto

Objetivos:
O estudo de metodologias para se conseguir qualidade e produtividade no projeto tem início nesta disciplina, com a finalidade da obtenção de um projeto do produto e do processo que focalize o cliente final e a competição, bem como satisfaça as restrições impostas pelo sistema de produção existente.

Conteúdo:
Análise do Modo e dos Efeitos de Falha/Análise da Árvore de Falhas (FMEA/FTA); Desdobramento da Função Qualidade (QFD); avaliação de sistemas de medição; estudos de tempos; cronometragem e amostragem do trabalho; dimensionamento de capacidade produtiva.


Gestão da Inovação

Objetivos:
Compreender o que significa a inovação em bens e serviços como estratégia competitiva da organizacão. Analisar de que forma uma organização que compete em Qualidade e Produtividade pode evoluir para competir através da Inovacão. Tratar de técnicas relacionadas à inovação e à sua gestão.

Conteúdo:
Conceitos relativos à Inovação ; A Estratégia da Inovação ; Cultura Organizacional para a Inovação; Aplicação do Ciclo PDCA àInovação; Processos e Indicadores de Inovação; Gestão do Risco; Abordagens de Implantação e Gestão da Mudança.


Qualidade Total

Objetivos:
Proporcionar uma visão geral da Qualidade Total, enfatizando os principais conceitos da Qualidade, a relação entre Qualidade e Produtividade e os diferentes enfoques dados.

Conteúdo:
Histórico e conceitos básicos; dimensões e definições de Qualidade; Qualidade do produto, do processo e da organização; clientes internos e externos; estratégia da empresa e a Qualidade Total; Qualidade e Produtividade; nova missão da administração; expoentes da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, etc.); visões japonesa, americana, européia e brasileira da Qualidade; prêmios da Qualidade.


Desenvolvimento de Projeto Prático

Objetivos:
Enraizar as metodologias estudadas no curso através de elaboração de trabalhos práticos individuais.

Conteúdo:
Definição de temas; planejamento do trabalho; coleta de dados; levantamento de alternativas; seleção de uma alternativa; especificação da solução.