Competências para Gestão da Cadeia de Suprimentos Industrial

Local: USP

O Curso de Especialização em Gestão Industrial aborda, de maneira conceitual e prática, os processos de suprimento, produção, distribuição e vendas, com uma concepção moderna de integração destes processos para aumento da eficácia e competitividade das empresas do setor industrial. Além da operação, também estão contemplados os processos de suporte, com destaque para os temas associados à gestão financeira, dos recursos humanos e da tecnologia de informação.

Quem se prepara para assumir novos desafios na carreira e precisa aprimorar suas competências e formação na área de gestão de operações, encontra no curso Gestão Industrial o suporte necessário. Com disciplinas sempre atualizadas, o aluno completa todo o programa em apenas dois anos e se torna um especialista de destaque no mercado de trabalho

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

Luciano Mazza
Fabiano Gadini Stringher
Jorge Luiz de Biazzi
Clovis Alvarenga Netto
Osvaldo Shigueru Nakao
Paulino Graciano Francischini
Davi Noboru Nakano
Hector Rafael Lisondo
Miguel Cezar Santoro
Fernando Berssaneti
Marco Aurelio de Mesquita

Um dos destaques do curso é o trabalho de conclusão na forma de um projeto supervisionado, sob orientação de professores qualificados, onde o aluno terá a oportunidade de demonstrar seu aprendizado a partir da aplicação das técnicas estudadas na resolução de problemas reais nas organizações. Este curso de pós-graduação (lato sensu) é operacionalizado pela Fundação Vanzolini e oferecido mediante convênio com a Universidade de São Paulo (USP) que emite os certificados de conclusão.

Profissionais graduados em ensino superior, que procuram complementar ou atualizar seus conhecimentos sobre os processos de gestão de operações. Por ser realizado aos sábados, o programa atende a todos aqueles que antes encontravam dificuldades para conciliar os estudos com os demais compromissos profissionais e pessoais nos outros dias da semana.

selo_uspPós-Graduação – lato sensu
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP

A carga horária total do curso corresponde a 420 horas, sendo 360 horas-aula distribuídos em 10 disciplinas e 60 horas-trabalho na disciplina Projeto Supervisionado

provas/trabalhos
– média mínima de aprovação 7,0
– freqüência mínima 85%
– Projeto Supervisionado

Mensalidade=  24 x R$ 1.190,00.

O valor total do curso é de R$ 28.560,00.
Desconto de 5% para pagamento à vista.

(*) valores sujeitos a alterações

O calendário do curso é quadrimestral, com abertura de duas turmas por ano (janeiro e setembro). Nos cinco primeiros quadrimestres, o aluno cursa as disciplinas (um ano e meio) e no último quadrimestre, dedica-se ao projeto supervisionado.

A carga-horária é composta de 360 horas-aula distribuídas em 10 disciplinas e 60 horas-trabalho na disciplina Projeto Supervisionado, totalizando 420 horas.

Módulo Jan – Abr/2016


 

Estratégia e Marketing

Objetivo:
Rever os conceitos básicos de Marketing e seu papel na gestão de negócios industriais.

Conteúdo:
Conceitos básicos em Marketing. O sistema e o ambiente de Marketing. Mercados consumidores e comportamento do consumidor. Segmentação do mercado e posicionamento de Marketing. Decisões sobre produtos. Decisões de novos produtos e ciclo de vida de produtos. Decisões e estratégias de fixação de preços. Decisões de distribuição de produtos.  Decisões de comunicação e promoção. Planejamento integrado de Marketing. Trabalho Prático: Elaboração de um Plano de Negócios.


 

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Objetivo:
Apresentar uma visão dos desafios e processos de decisão em Gestão Industrial. Explorar os recursos de planilhas para o desenvolvimento de modelos de apoio à decisão em Gestão Industrial. Conteúdo: Cadeias de Suprimentos Alinhamento Estratégico Hierarquia dos Processos de Decisão Gestão de Demanda Localização Gestão de Suprimentos Distribuição Física Modelos de Apoio Decisão.

Bibliografia:
Krajewski, L., Ritzman, L., Malhotra, M. Administração da Produção e Operações, 8.ed. Pearson, 2009. Ballou, R. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Bookman, 2001.

 

Módulo Maio –Ago/2016


 

Planejamento e Organização da Qualidade

Objetivo:
Apresentar um panorama da evolução da qualidade na produção bem como os conceitos e ferramentas da gestão da qualidade.

Conteúdo:
Evolução do Conceito da Qualidade: do Controle da Qualidade à Gestão Qualidade Total. Gestão de Pessoas e Motivação para Qualidade. Ferramentas Básicas da Qualidade: fluxograma, Pareto, Ishikawa, histograma, dispersão, checklist e gráfico de controle. Ferramentas Gerenciais da Qualidade: diagrama de afinidades, relações, sistemático, matriz, dados da matriz, PDPC e setas. Sistemas de Gestão da Qualidade: ISO9000, ISO14000, QS9000, Seis Sigmas. Gerenciamento por Processos. Sistemas de Gerenciamento e Diretrizes. Qualidade no Projeto de Produtos e Processos. Desenvolvimento de Fornecedores. Relacionamento com os Clientes e suas Expectativas. Estudos de Casos.

 

 


Planejamento e Controle da Produção

Objetivo:
Discutir os desafios do planejamento da produção, considerando suas interfaces na relação com clientes e fornecedores e as demais áreas da empresa. Apresentar modelos e ferramentas para tomada de decisão referente aos estoques, recursos e pessoas na produção.

Conteúdo:
Conceituação de Planejamento, Programação e Controle da Produção. Gestão da Demanda e Previsão. Reposição de Estoques. Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP). Planejamento Agregado da Produção. Programação Detalhada da Produção. Controle da Produção.  Sistemas de Informação para PCP.

 

Módulo Set – Dez/2016


Sistemas de Produção

Objetivo:
Apresentar um quadro completo da evolução da gestão da qualidade e produtividade na manufatura e os conceitos e ferramentais atuais para produção enxuta.

Conteúdo:
Evolução dos Conceitos de Gestão da Produção. Conceitos de Produtividade e Manutenção. Sistema Toyota de Produção. Eliminação dos Desperdícios (Muda) na Produção. Ferramentas Lean: Mapeamento do Fluxo de Valor, Kanban, Kaizen , Prevenção de Falhas, Gestão a Vista, 5S. Aplicações em Serviços.


Estatística para Gestão Industrial

Objetivo:
Apresentar as ferramentas básicas da estatística e suas aplicações na gestão industrial.

Conteúdo:
Estatística Descritiva
Distribuição Normal
Intervalos de Confiança e Testes
Gráficos de Controle
Correlação e Regressão
Análise de Variância
Delineamento e Análise de Experimentos
Uso dos softwares Minitab e Excel

Bibliografia: 
Ryan, T. Estatística Moderna para Engenharia. Elsevier, 2006. Kume, H. Métodos Estatísticos para Melhoria da Qualidade. Editora Gente, 1993.

 

Módulo Jan – Abr/2017


 

Gestão de custos

Objetivo:
Apresentar os conceitos de contabilidade de custos para tomada de decisão em projetos industriais.

Conteúdo:
Sistema contábil e os principais demonstrativos
Fundamentos da contabilidade de custos
Custeio direto e por absorção
Custos padrão e histórico
Custos por processo e por ordem de produção
Custos como instrumento gerencial

 

 


Gestão de Pessoas

Objetivo:
Apresentar, de forma dinâmica, modernas práticas de gestão de pessoas e instrumentalizar o gestor com técnicas que aumentem sua eficácia na condução de equipes, solução de conflitos e comunicação interpessoal.

Conteúdo:
Funções gerenciais. Grid Gerencial e Liderança situacional. Influência e poder do gestor: legitimidade e consolidação. Motivação e desempenho. Gestão do tempo e tomada de decisão. Administração de situações conflituosas. Os diálogos concomitantes: o da verdade, o dos sentimentos e o da identidade. Conflitos lógicos, psicológicos e políticos. Individualismo, individualidade e trabalho em equipe. Interdependência, diversidade e sinergia. Processo de comunicação: o gestor e sua equipe. Técnicas de comunicação em público.

 

Módulo Maio – Ago/2017


 

Gestão de Projetos

Objetivo:
Apresentar os conceitos básicos de gestão de projetos.

Conteúdo:
Gestão de Projetos; O PMI® e o PMBOK®; Qualidade em Projeto; Gestão de Prazo e Recursos de Projeto; Gestão de Suprimentos e Logística em Projeto; Gestão de Custo de Projeto; Gestão de Recursos Humanos em Projetos; Gestão de Risco em Projetos.

 

 


Engenharia Econômica e Finanças

Objetivo:

Apresentar os conceitos de engenharia econômica para tomada de decisão em projetos industriais.

Conteúdo:
– Papel e ambiente da administração financeira;
– Valor do dinheiro no tempo;
– Análises de demonstrativos financeiros;
– Custos de capital próprio e de terceiros;
– Investimento e criação de valor;
– Simulações de decisões de investimentos e de financiamentos;
– Fluxos de caixa e planejamento financeiro-alavancagem operacional;
– Fluxos de caixa para orçamento de capital fixo e de giro.

Bibliografia: Gitman, Lawrence E.; Princípios de Administração Financeira; 12a. Edição; Pearson, São Paulo, 2010

 

Módulo Set – Dez/2017


Projeto Supervisionado

Objetivo:
No Projeto Supervisionado, o aluno desenvolverá sua monografia com a supervisão de um especialista, aplicando conceitos e técnicas apresentadas no curso para a resolução de problemas reais numa organização.

Conteúdo:
Geração de Idéias. Seleção do Tema. Delineamento do Trabalho. Levantamento e Análise de Dados. Identificação e Seleção de Alternativas de Solução. Detalhamento e Implantação da Solução. Avaliação de Resultados e Desdobramentos.