Controle total na Gestão de Projetos em TI

Com disciplinas sempre atualizadas, o aluno será capaz de compreender as questões relacionadas à governança de TI, e suas implicações e necessidades sob o ponto de vista: organizacional, recursos humanos, qualidade e produtividade.

Local: Centro de Treinamento - Av. Paulista

O Curso de Especialização Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação tem como objetivo capacitar os profissionais da área para atuarem na gestão de projetos e operações de TI das mais diversas naturezas e aplicações, sejam voltados para desenvolvimento, manutenção, implantação, suporte ou operação de sistemas. No curso, são abordados os principais aspectos da gestão de projetos em TI como: engenharia de sistemas e software, gestão de riscos, segurança e privacidade em TI, estratégia e governança.

Engenharia de Sistemas e Software

Objetivos: Apresentar os métodos, técnicas e ferramentas para desenvolvimento e manutenção de sistemas e software.
Conteúdo: Sistema de informação e software; engenharia de sistemas e engenharia de software; ciclo de vida; modelagem de sistemas; engenharia de requisitos; análise e design; implementação; verificação e validação; implantação; operação e serviços; manutenção; garantia da qualidade e gerência de configuração.

Gestão Estratégica da TI

Objetivos: Discutir o alinhamento entre estratégia e TI, bem como os métodos, técnicas e modelos voltados para governança em TI.
Conteúdo: O planejamento estratégico; alinhamento estratégico; projetos como vetores de mudanças organizacionais; o controle da corporação através dos projetos; a abordagem de projetos como foco no cliente; avaliação da eficácia de investimentos em TI; governança e TI e modelos de gestão da TI: COBIT, ITIL.

Gestão da Qualidade em Projetos de TI

Objetivos: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão da qualidade aplicada a projetos de TI.
Conteúdo: Cultura da qualidade; definição e melhoria de processo; qualidade em TI; gestão da qualidade; COBIT e ITIL; a norma ISO 9000; PMBoK; os modelos SEI-CMMI e Mps-Br; aplicações em projetos de melhoria e avaliações e certificações.

Gestão de Aquisição e Subcontratação em Projetos de TI

Objetivos: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de aquisição e subcontratação em TI.
Conteúdo: Parcerias, terceirização, subcontratação em TI; seleção de fornecedores; análise de propostas; controle de recebimentos; modalidades de contratação; a legislação; análise crítica de contratos; subcontratações e SLA – Service Level Agreement.

Gestão de Recursos Humanos em Projetos de TI

Objetivos: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de pessoas e da comunicação interpessoal em TI.
Conteúdo: Planejamento organizacional; plano de comunicação do projeto; processo de comunicação: o gestor e sua equipe; estruturas organizacionais baseadas em projetos; liderança e gerenciamento; estilos de liderança; introdução a teorias comportamentais: motivação e desempenho; formação e times de projetos; reuniões: estrutura, planejamento, execução e avaliação; e técnicas de apresentação.

Gestão de Riscos em Projetos de TI

Objetivos: Apresentar os conceitos básicos da gestão de riscos em TI.
Conteúdo: Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco; os processos da gestão do risco; implementação da gestão do risco: aplicações em diferentes tipos de projetos; tratamento quantitativo de riscos e ferramentas da qualidade aplicadas a riscos: Fmea, Hazop, Árvore de Falhas.

Gestão do Conhecimento e TI

Objetivos: Conceituar e apresentar modelos e técnicas voltados para gestão do conhecimento nas organizações, bem como o papel da TI.
Conteúdo: Conhecimento e gestão do conhecimento: conceitos e diferentes visões; aprendizagem e inovação; conhecimentos tácito e explícito; invenção e inovação; tipos de inovação; estratégias corporativas para gestão do conhecimento; o papel de TI na gestão do conhecimento.

Introdução à Gestão de Projetos em TI

Objetivos: Introduzir os conceitos de gestão de projetos e discutir sua aplicação na área de TI.
Conteúdo: Projeto: conceito e aplicações em TI; metodologia de projeto de engenharia; ciclo de vida de produto e projeto; o guia PMBOK: estrutura, áreas de conhecimento, aplicações; planejamento, programação e controle em projetos; processos de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoração e controle, encerramento; gestão de escopo; gestão de recursos e custos; gestão do tempo; estimativas de projeto de TI: análise de pontos de função, análise de casos de uso, COCOMO e aplicação da metodologia a um projeto em grupo.

Simulação de um Projeto

Objetivos: Desenvolver um exemplo prático de projeto para simulação de aplicação das técnicas e conceitos da gestão de projetos.
Conteúdo: Características das famílias de projetos; descrição de suas características, estabelecendo uma rede padrão genérica para cada tipo; descrição do tratamento específico, simulando a forma de gestão adequada e desenvolvimento de exemplos de aplicação.

Tecnologia da Informação

Objetivos: Apresentar os conceitos fundamentais de Tecnologia da Informação, bem como métodos de desenvolvimento e gestão.
Conteúdo: Sistemas de informação: conceitos fundamentais; desenvolvimento de sistemas de informação; qualidade e produtividade em TI; sistemas de informação gerenciais; gestão de projetos de TI; gestão estratégica e TI; tecnologias de apoio e impactos e tendências da TI.

Desenvolvimento de Projeto Prático

Objetivos: Desenvolver o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
Conteúdo: Seleção do tema; definição do trabalho; levantamento de dados; análise de dados; identificação de alternativas de solução; detalhamento da solução; planejamento de implantação; avaliação de impactos e elaboração da documentação.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

Coordenador: Marcelo Pessôa

Professor Livre Docente do departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, e membro do Conselho Curador da Fundação Vanzolini. É engenheiro eletricista, Mestre e Doutor pela Escola Politécnica da USP. Tem 40 anos de experiência nas áreas de computação, automação e telecomunicações e trabalhou em empresas como Cosipa, Siderbrás e Centro de Pesquisas da Telebrás.

Nos últimos 10 anos tem se dedicado a pesquisas na área de qualidade de software, tendo orientado diversas dissertações e teses sobre esse tema. Participa da implantação do CMMI em empresas industriais e bancárias, inclusive avaliação de processos baseada no CMM. Auditor líder da ISO 9000, tem participado da implantação da ISO e do CMMI, conjugadamente, em empresas de software.

Membro efetivo da Comissão de Estudos de Gerência do Ciclo de Vida de Software da ABNT, participando da elaboração de normas nacionais e internacionais da área de software tendo representado o Brasil em reuniões internacionais. Desde 2007 tem ministrado disciplinas e palestras sobre análise de negócios e processos de software. É conselheiro do Capítulo São Paulo do IIBA – International Institute of Business Analysis.

Vice-Coordenador: Fernando José Barbin Laurindo

Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1984), graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2000). Fêz Pós doutorado em Ingegneria Gestionale pelo Politecnico di Milano (2004) e Livre Docência em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo(2005), sendo indicado para Professor Titular em concurso realizado em 2009. Atualmente é Chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e membro de conselho científico da Revista Produção. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, vice-presidente da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento e Estratégia de Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia de tecnologia da informação, estratégia empresarial, planejamento e avaliação da tecnologia da informação, inteligência competitiva e gestão de projetos.

 

O conteúdo do curso para gerenciamento de projetos em TI segue modelos como PMBok e CMMI e permite que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para conduzir um projeto complexo de Tecnologia da Informação. Na área de Operações, o curso abrange modelos como o COBIT, ITIL e ISO 2000 que permitirão que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para gerenciar a área de Tecnologia da Informação de uma empresa.

Pós-Graduação – latu sensu

Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP.

436 horas, contando com 11 disciplinas e mais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Provas/trabalhos – média mínima de aprovação 7,0 – freqüência mínima 85% – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Mensalidade = 24 x R$ 1.290,00;
O valor total do curso é de R$ 30.960,00.
Desconto de 5% para pagamento à vista.
(*) valores sujeitos a alterações