Local: Paulista

Com disciplinas sempre atualizadas, o aluno será capaz de compreender as questões relacionadas à governança de TI, e suas implicações e necessidades sob o ponto de vista: organizacional, recursos humanos, qualidade e produtividade.

O Curso de Especialização Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação tem como objetivo capacitar os profissionais da área para atuarem na gestão de projetos e operações de TI das mais diversas naturezas e aplicações, sejam voltados para desenvolvimento, manutenção, implantação, suporte ou operação de sistemas. No curso, são abordados os principais aspectos da gestão de projetos em TI como: engenharia de sistemas e software, gestão de riscos, segurança e privacidade em TI, estratégia e governança.

Engenharia de Sistemas e Software

Objetivos: Apresentar os métodos, técnicas e ferramentas para desenvolvimento e manutenção de sistemas e software.
Conteúdo: Sistema de informação e software; engenharia de sistemas e engenharia de software; ciclo de vida; modelagem de sistemas; engenharia de requisitos; análise e design; implementação; verificação e validação; implantação; operação e serviços; manutenção; garantia da qualidade e gerência de configuração.

Gestão Estratégica da TI

Objetivos: Discutir o alinhamento entre estratégia e TI, bem como os métodos, técnicas e modelos voltados para governança em TI.
Conteúdo: O planejamento estratégico; alinhamento estratégico; projetos como vetores de mudanças organizacionais; o controle da corporação através dos projetos; a abordagem de projetos como foco no cliente; avaliação da eficácia de investimentos em TI; governança e TI e modelos de gestão da TI: COBIT, ITIL.

Gestão da Qualidade em Projetos de TI

Objetivos: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão da qualidade aplicada a projetos de TI.
Conteúdo: Cultura da qualidade; definição e melhoria de processo; qualidade em TI; gestão da qualidade; COBIT e ITIL; a norma ISO 9000; PMBoK; os modelos SEI-CMMI e Mps-Br; aplicações em projetos de melhoria e avaliações e certificações.

Gestão de Aquisição e Subcontratação em Projetos de TI

Objetivos: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de aquisição e subcontratação em TI.
Conteúdo: Parcerias, terceirização, subcontratação em TI; seleção de fornecedores; análise de propostas; controle de recebimentos; modalidades de contratação; a legislação; análise crítica de contratos; subcontratações e SLA – Service Level Agreement.

Gestão de Recursos Humanos em Projetos de TI

Objetivos: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de pessoas e da comunicação interpessoal em TI.
Conteúdo: Planejamento organizacional; plano de comunicação do projeto; processo de comunicação: o gestor e sua equipe; estruturas organizacionais baseadas em projetos; liderança e gerenciamento; estilos de liderança; introdução a teorias comportamentais: motivação e desempenho; formação e times de projetos; reuniões: estrutura, planejamento, execução e avaliação; e técnicas de apresentação.

Gestão de Riscos em Projetos de TI

Objetivos: Apresentar os conceitos básicos da gestão de riscos em TI.
Conteúdo: Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco; os processos da gestão do risco; implementação da gestão do risco: aplicações em diferentes tipos de projetos; tratamento quantitativo de riscos e ferramentas da qualidade aplicadas a riscos: Fmea, Hazop, Árvore de Falhas.

Gestão do Conhecimento e TI

Objetivos: Conceituar e apresentar modelos e técnicas voltados para gestão do conhecimento nas organizações, bem como o papel da TI.
Conteúdo: Conhecimento e gestão do conhecimento: conceitos e diferentes visões; aprendizagem e inovação; conhecimentos tácito e explícito; invenção e inovação; tipos de inovação; estratégias corporativas para gestão do conhecimento; o papel de TI na gestão do conhecimento.

Introdução à Gestão de Projetos em TI

Objetivos: Introduzir os conceitos de gestão de projetos e discutir sua aplicação na área de TI.
Conteúdo: Projeto: conceito e aplicações em TI; metodologia de projeto de engenharia; ciclo de vida de produto e projeto; o guia PMBOK: estrutura, áreas de conhecimento, aplicações; planejamento, programação e controle em projetos; processos de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoração e controle, encerramento; gestão de escopo; gestão de recursos e custos; gestão do tempo; estimativas de projeto de TI: análise de pontos de função, análise de casos de uso, COCOMO e aplicação da metodologia a um projeto em grupo.

Simulação de um Projeto

Objetivos: Desenvolver um exemplo prático de projeto para simulação de aplicação das técnicas e conceitos da gestão de projetos.
Conteúdo: Características das famílias de projetos; descrição de suas características, estabelecendo uma rede padrão genérica para cada tipo; descrição do tratamento específico, simulando a forma de gestão adequada e desenvolvimento de exemplos de aplicação.

Tecnologia da Informação

Objetivos: Apresentar os conceitos fundamentais de Tecnologia da Informação, bem como métodos de desenvolvimento e gestão.
Conteúdo: Sistemas de informação: conceitos fundamentais; desenvolvimento de sistemas de informação; qualidade e produtividade em TI; sistemas de informação gerenciais; gestão de projetos de TI; gestão estratégica e TI; tecnologias de apoio e impactos e tendências da TI.

Desenvolvimento de Projeto Prático

Objetivos: Desenvolver o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
Conteúdo: Seleção do tema; definição do trabalho; levantamento de dados; análise de dados; identificação de alternativas de solução; detalhamento da solução; planejamento de implantação; avaliação de impactos e elaboração da documentação.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

O conteúdo do curso para gerenciamento de projetos em TI segue modelos como PMBok e CMMI e permite que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para conduzir um projeto complexo de Tecnologia da Informação. Na área de Operações, o curso abrange modelos como o COBIT, ITIL e ISO 2000 que permitirão que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para gerenciar a área de Tecnologia da Informação de uma empresa.

Pós-Graduação – latu sensu

Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP.

436 horas, contando com 11 disciplinas e mais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Provas/trabalhos – média mínima de aprovação 7,0 – freqüência mínima 85% – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Mensalidade = 24 x R$ 1.290,00;
O valor total do curso é de R$ 30.960,00.
Desconto de 5% para pagamento à vista.
(*) valores sujeitos a alterações

 

Condições para Concessão de Bolsas de Estudos

processo-bolsas-de-estudos-candidatos