Principais ferramentas na gestão de projetos e operações de TI

Local: Paulista

Com disciplinas sempre atualizadas, o aluno será capaz de compreender as questões relacionadas à governança de TI, e suas implicações e necessidades sob o ponto de vista: organizacional, recursos humanos, qualidade e produtividade.

O Curso de Especialização Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação tem como objetivo capacitar os profissionais da área para atuarem na gestão de projetos e operações de TI das mais diversas naturezas e aplicações, sejam voltados para desenvolvimento, manutenção, implantação, suporte ou operação de sistemas. No curso, são abordados os principais aspectos da gestão de projetos em TI como: engenharia de sistemas e software, gestão de riscos, segurança e privacidade em TI, estratégia e governança.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

André Machado Dias Ferreira
Marcelo Schneck Paula Pessoa

O conteúdo do curso para gerenciamento de projetos em TI segue modelos como PMBok e CMMI e permite que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para conduzir um projeto complexo de Tecnologia da Informação. Na área de Operações, o curso abrange modelos como o COBIT, ITIL e ISO 2000 que permitirão que o profissional desenvolva as habilidades necessárias para gerenciar a área de Tecnologia da Informação de uma empresa.

Voltado para profissionais de nível superior que atuam em posição de gerenciamento do processo de T.I., em empresas industriais ou de serviços, o curso possibilita que o aluno, em apenas 24 meses, se torne um novo especialista de destaque no mercado de trabalho.

selo_uspPós-Graduação – lato sensu
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP

436 horas, contando com 11 disciplinas e mais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

provas/trabalhos
– média mínima de aprovação 7,0
– freqüência mínima 85%
– Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Mensalidade = 24 x R$ 1.300,00;
O valor total do curso é de R$ 31.200,00.
Desconto de 5% para pagamento à vista.

(*) valores sujeitos a alterações

A Gestão de Projetos em TI nas empresas

 

Engenharia de Sistemas e Software

Objetivos:
Apresentar os métodos, técnicas e ferramentas para desenvolvimento e manutenção de sistemas e software.

Conteúdo:
Sistema, sistema de informação e software; engenharia de sistemas e engenharia de software; ciclo de vida; modelagem de sistemas; engenharia de requisitos; análise e design; implementação; verificação e validação; implantação; operação e serviços; manutenção; garantia da qualidade e gerência de configuração.

Bibliografia:
– CHRISSIS, B., et al. CMMI – Guidelines for process integration and product improvement. Addison-Wesley, 2003;
– PAULA FILHO, W. P. Engenharia de software. LTC, 2002.

 

 


Estratégia e Governança de TI

Objetivos:
Discutir o alinhamento entre estratégia e TI, bem como os métodos, técnicas e modelos voltados para governança em TI.

Conteúdo:
O planejamento estratégico; alinhamento estratégico; projetos como vetores de mudanças organizacionais; o controle da corporação através dos projetos; a abordagem de projetos como foco no cliente; avaliação da eficácia de investimentos em TI; governança e TI e modelos de gestão da TI: COBIT, ITIL.

Bibliografia básica:
– LAURINDO, F. J. B. Tecnologia da Informação: Planejamento e Gestão de Estratégias. Editora Atlas, 2008.

Bibliografia Adicional:
– LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. Gestão Integrada de Processos e da Tecnologia da Informação. Editora Atlas, 2006;
– CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F.J.B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. Editora Atlas, 2007;
– PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1996;
– WEILL, P.; ROSS, J. Governança de Tecnologia da Informação. Editora Makron Books, 2005.


Gestão da Qualidade em TI

Objetivos:
Apresentar os conceitos e técnicas de gestão da qualidade aplicada a projetos de TI.

Conteúdo:
Cultura da qualidade; definição e melhoria de processo; qualidade em TI; gestão da qualidade; COBIT e ITIL; a norma ISO 9000; PMBoK®; os modelos SEI-CMMI e Mps-Br; aplicações em projetos de melhoria e avaliações e certificações.

Bibliografia:
– PALADINI, E. P.; et al. Gestão da Qualidade – Teoria e Casos. Editora Campus, 2006;
– IT Governance Institute. Cobit 4.1. 2007;
– OGC. Introduction to ITIL. TSO. 2007;
– ABNT. NBR ISO 9001:2000 – Sistema de gestão da qualidade – Requisitos. 2001;
– ISO 90003:2003 – Software and system engineering – Guidelines for the application of ISO 9001:2000 to computer software. 2003;
– PMBoK®;
– CHRISSIS, B. et al. CMMI – Guidelines for process integration and product improvement. Addison-Wesley, 2003;
– Mps-Br;
– SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8ª Edição. São Paulo: Addison-Wesley, 2007.


Gestão de Aquisição e Subcontratação em TI

Objetivos:
Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de aquisição e subcontratação em TI.

Conteúdo:
Parcerias, terceirização, subcontratação em TI; seleção de fornecedores; análise de propostas; controle de recebimentos; modalidades de contratação; a legislação; análise crítica de contratos; subcontratações e SLA – Service Level Agreement.

Bibliografia:
– HUSTON, Charles. Management of Project Procurement. McGraw Hill, 1996;
– FLEMING, Quentin. Project Management & Control: Subcontract Planning & Organization. Probus, 1993;
– Gurgel, F.C. A. Administração dos Fluxos de Materiais e de Produtos. Ed. Atlas, 1997;
– Ballou, Ronald H. Logística Empresarial. Ed. Atlas, 1993.


Gestão de Recursos Humanos e de Comunicação Interpessoal em TI

Objetivos:
Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de pessoas e da comunicação interpessoal em TI.

Conteúdo:
Planejamento organizacional; plano de comunicação do projeto; processo de comunicação: o gestor e sua equipe; estruturas organizacionais baseadas em projetos; liderança e gerenciamento; estilos de liderança; introdução a teorias comportamentais: motivação e desempenho; formação e times de projetos; reuniões: estrutura, planejamento, execução e avaliação; e técnicas de apresentação.

Bibliografia:
– BATEMAN, Thomas S. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998;
– BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação & liderança, São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1990;
– HARVARD BUSINESS REVIEW BOOK (coletânea) – Comunicação eficaz na empresa: como melhorar o fluxo de informações para tomar decisões correta. Rio de Janeiro: Campus, 1999;
– HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth H. Psicologia para administradores de empresas: a utilização de recursos humanos. São Paulo: EPU, 1986;
– KERZNER, Harold. Gestão de Projetos – As melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2002;
– MOSCOVICI, Fela. Equipes dão certo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.


Gestão de Riscos, Segurança e Privacidade em TI

Objetivos:
Apresentar os conceitos básicos da gestão de riscos em TI.

Conteúdo:
Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco; os processos da gestão do risco; implementação da gestão do risco: aplicações em diferentes tipos de projetos; tratamento quantitativo de riscos e ferramentas da qualidade aplicadas a riscos: Fmea, Hazop, Árvore de Falhas.

Bibliografia:
– Arantes, J. Sbragio, R. Modelos de Gestão de Projetos. Ed. Scor Tecci, 2004.
– Hall, E. Risk Management. Addison Wesley, 1998.
– Costa Neto, P. L. Oliveira e Cymbalista M. Probabilidades. Editora Edgard Blucher 1974.
– Hair Jr, et al ,Multivariate Data Análisys With Readings. Editora Prentice Hall 1995.
– Martins, G. A e Donaine, D. Princípios de Estatística. Editora Atlas 1995.
– Silva E. M. et alii Estatística para Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Editora Atlas 1996.


Gestão do Conhecimento e TI

Objetivos:
Conceituar e apresentar modelos e técnicas voltados para gestão do conhecimento nas organizações, bem como o papel da TI.

Conteúdo:
Conhecimento e gestão do conhecimento: conceitos e diferentes visões; aprendizagem e inovação; conhecimentos tácito e explícito; invenção e inovação; tipos de inovação; estratégias corporativas para gestão do conhecimento; o papel de TI na gestão do conhecimento.

Bibliografia:
– BATH, G. D. Management strategies for individual knowledge and organizational;
– knowledge. Journal of Knowledge Management, v. 1, n. 1, 2002 – Disponível em http://www.emeraldinsight.com/. Acesso via Portal de Periódicos da Capes www.periodicos.cpes.gov.br em 25/10/2005;
– NAKANO, Davi Noboru. Gestão do conhecimento e serviços profissionais: um estudo em empresas de consultoria. 2002. 171 p.. Tese (Doutorado) – ESCOLA POLITÉCNICA, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002;
– NAKANO, Davi Noboru. Dois estudos de caso sobre centralização e descentralização de atividades de engenharia. 1997. 80 p. (Mestrado) – ESCOLA POLITECNICA, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997;
– NAKANO, Davi Noboru; FLEURY, Afonso. Conhecimento organizacional: uma revisão conceitual de modelos e quadros de referência. Produto & Produção, Porto Alegre, v.8, n.2, p.11-23, jun.2005.


Introdução à Gestão de Projetos de TI

Objetivos:
Introduzir os conceitos de gestão de projetos e discutir sua aplicação na área de TI.

Conteúdo:
Projeto: conceito e aplicações em TI; metodologia de projeto de engenharia; ciclo de vida de produto e projeto; o guia PMBOK®: estrutura, áreas de conhecimento, aplicações; planejamento, programação e controle em projetos; processos de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoração e controle, encerramento; gestão de escopo; gestão de recursos e custos; gestão do tempo; estimativas de projeto de TI: análise de pontos de função, análise de casos de uso, COCOMO e aplicação da metodologia a um projeto em grupo.

Bibliografia:
– Project Management Body of Knowledge – PMI® 2000;
– Dinsmore, Paul AMA Handbook of Project Management; AMACOM Books, 1993;
– Lewis, James P. Fundamentals of Project Management; AMACOM Books, 1995;
Planejamento, Programação e Controle em Projetos de TI;
– CHRISSIS, B. et al. CMMI – Guidelines for process integration and product improvement. Addison-Wesley, 2003;
– Burman, P.J., Precedence Networks for Project Planning and Control – Blitz Publishing, 1990;
– Quentin, W.Fleming Project & Production Scheduling; Fleming, 1987;
– Scheduling and Controling; Van Nostrand Reinhold, 1994;
– PAULA FILHO, W. P. Engenharia de software. LTC, 2002.


Simulação de Projeto de TI

Objetivos:
Introduzir os conceitos de gestão de projetos e discutir sua aplicação na área de TI.

Conteúdo:
Projeto: conceito e aplicações em TI; metodologia de projeto de engenharia; ciclo de vida de produto e projeto; o guia PMBOK®: estrutura, áreas de conhecimento, aplicações; planejamento, programação e controle em projetos; processos de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoração e controle, encerramento; gestão de escopo; gestão de recursos e custos; gestão do tempo; estimativas de projeto de TI: análise de pontos de função, análise de casos de uso, COCOMO e aplicação da metodologia a um projeto em grupo.

Bibliografia:
– Project Management Body of Knowledge – PMI® 2000;
– Dinsmore, Paul AMA Handbook of Project Management; AMACOM Books, 1993;
– Lewis, James P. Fundamentals of Project Management; AMACOM Books, 1995;
Planejamento, Programação e Controle em Projetos de TI;
– CHRISSIS, B. et al. CMMI – Guidelines for process integration and product improvement. Addison-Wesley, 2003;
– Burman, P.J., Precedence Networks for Project Planning and Control – Blitz Publishing, 1990;
– Quentin, W.Fleming Project & Production Scheduling; Fleming, 1987;
– Scheduling and Controling; Van Nostrand Reinhold, 1994;
– PAULA FILHO, W. P. Engenharia de software. LTC, 2002.


Tecnologia da Informação

Objetivos:
Apresentar os conceitos fundamentais de Tecnologia da Informação, bem como métodos de desenvolvimento e gestão.

Conteúdo:
Sistemas de informação: conceitos fundamentais; desenvolvimento de sistemas de informação; qualidade e produtividade em TI; sistemas de informação gerenciais; gestão de projetos de TI; gestão estratégica e TI; tecnologias de apoio e impactos e tendências da TI.

Bibliografia:
– ALTER, Steven. Information systems: a management perspective. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley, 1992;
– TURBAN, E.; ARONSON, J. E.  Decision support systems and intelligent systems.  5. ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.


Desenvolvimento de Projeto Prático

Objetivos:
Desenvolver o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Conteúdo:
Seleção do tema; definição do trabalho; levantamento de dados; análise de dados; identificação de alternativas de solução; detalhamento da solução; planejamento de implantação; avaliação de impactos e elaboração da documentação.

Bibliografia:
Apostila – elaboração pelo docente.