Domínio completo do desenvolvimento e da gestão de projetos

Local: USP

Temos como intuito prover um portfólio completo de serviços de treinamento em Gestão de Projetos para nossos clientes, parceiros e colaboradores, com o objetivo de criar competências quando, onde e com o formato adequado para desenvolver projetos em âmbitos corporativos nacional e internacional contribuindo para a manutenção do capital intelectual e com a lucratividade de nossos clientes.

 

O Curso de Especialização em Gestão de Projetos tem como objetivo discutir os múltiplos aspectos da gestão de projetos, o que é fundamental para que as empresas encontrem técnicas capazes de acelerar o lançamento de produtos, reduzir os custos e melhorar os controles, independentemente do valor investido ou do porte do projeto.

 

Análise de Risco Aplicada à Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos básicos da gestão do risco em projetos.
Conteúdo: Conceito moderno de risco; análise x gestão de risco; os seis processos da gestão do risco; planejamento da gestão, identificação, avaliação, quantificação, planejamento da resposta, monitoração e controle do risco; implementação da gestão do risco: aplicações em diferentes tipos de projetos e ferramentas da qualidade aplicadas a riscos: Fmea, Hazop, Árvore de Falhas.

Engenharia Econômica e Custos Aplicados à Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de controle de custos aplicados à gestão de projetos.
Conteúdo: A estrutura analítica como organizadora de custos; custos diretos e indiretos, fixo e variável; formas de apropriação de custo; orçamentos e alocação de custos por atividades; estimativas; cronograma financeiro; curva S; valor agregado; fluxo de caixa; juros simples e compostos; valor temporal do dinheiro; valor atual, valor futuro, benefício anual equivalente; inflação; depreciação e imposto de renda; viabilidade econômica: certeza e incerteza e comparação de alternativas.

Estatística Aplicada à Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas estatísticas aplicáveis a projetos.
Conteúdo: Distribuições de probabilidades (discretas e contínuas); média e variância; inferência estatística; delineamento de experimentos; séries temporais; regressão e aplicação (em rede PERT, em análise de custos, na avaliação de alternativas).

Gestão da Qualidade em Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão da qualidade aplicada a projetos.
Conteúdo: Indicadores de qualidade em projetos; a ISO 10.006 comparada com a ISO 9000; cultura da qualidade; planejamento da qualidade; QFD – Quality Function Deployment e auditorias.

Gestão de Recursos Humanos em Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de pessoas no ambiente de projetos.
Conteúdo: Planejamento organizacional; estratégias de aquisição de recursos em projetos; formação e times de projetos; introdução a teorias comportamentais e gestão de conflito e negociação em ambiente de projetos.

Gestão de Suprimentos e Logística em Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de suprimentos e logística aplicada a projetos.
Conteúdo: Seleção de fornecedores; análise de propostas; controle de recebimentos; modalidades de contratação; a legislação; análise crítica de contratos; subcontratações e a logística dos recursos do projeto.

Introdução a Gestão Projetos

Objetivo: Introduzir os conceitos de gestão de projetos.
Conteúdo: Introdução ao projeto de engenharia; metodologia da execução; planejamento do projeto; viabilidade técnica e econômica; projeto básico e otimização; projeto executivo e certificação; implantação e capacitação da manufatura e aplicação do método a um projeto em grupo.

Métodos e Técnicas Aplicados ao TCC

Objetivo: Apresentação, Descrição e Discussão dos Resultados. Elaboração das conclusões e formatação do TCC.
Conteúdo: Estruturação Geral do TCC; Formulação do Problema e Definição dos Objetivos; Fundamentação Teórica do Trabalho; Delineamento dos Métodos e Técnicas de Pesquisa; Técnicas para a Coleta e Análise de Dados.

Planejamento, Programação e Controle em Projetos

Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de planejamento, programação e controle em projetos.
Conteúdo: O Processo de planejamento; definição de escopo; a estrutura analítica; redes de precedência; alocação de recursos; controle de atividades e recursos; a dinâmica de um projeto e softwares disponíveis.

Sistemas de Comunicações em Projetos

Objetivo: Apresentar sistemas de comunicação aplicáveis a projetos e como geri-los.
Conteúdo: Técnicas de comunicação aplicáveis em projetos; instrumentação apropriada para comunicação em projetos; informações necessárias a cada projeto em Particular; relatórios gerenciais em projetos; o uso de softwares para gestão de projetos; comunicação interpessoal; a comunicação e o controle de projetos.

Tópicos em Gestão de Projetos

Objetivo: Apresentar modelos organizacionais de empresas que são gerenciadas por projetos.
Conteúdo: Alinhamento Estratégico de Projetos; Portfólio de Projetos; Modelo de Melhoria e de Mudanças Organizacionais; Escritório de Projetos e Alternativas de Estrutura; Modelos de Maturidade; Competências em Gestão de Projetos.

Metodologia de Pesquisa

Objetivo: Apresentar as várias abordagens metodológicas de pesquisa em Engenharia; Questões e Hipóteses em pesquisa prática e aplicada; Alinhamento entre Objetivos e métodos de pesquisa; Pesquisa quantitativa: Modelagem, experimentação, simulação e survey; Pesquisa qualitativa: estudo de caso e pesquisa-ação.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

Coordenadora
Profa. Dra. Marly Monteiro de Carvalho Livre docente da Escola Politécnica da USP, atuando na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção, desde 1992. Coordena o grupo de pesquisa Qualidade e Engenharia do Produto (QEP). É editora da Revista Produção e membro do conselho editorial (editorial advisoryboard) do Journalof Manufacturing Technology Management. Autora de diversos artigos e livros publicados no Brasil e nos Estados Unidos. Possui pós-doutoramento em Engenharia Gestional pelo Politécnico de Milão (Itália), graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1987), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1991 e 1997, respectivamente. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), por duas gestões consecutivas, ocupando o cargo de Diretora Técnica e de 2ª Vice-Presidência. Foi pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo de 1992 a 2000.

Baseado no PMBok, Project Management Body of Knowledge, criado e mantido pelo Project Management Institute (PMI), com sedeem Massachusetts, EUA, o curso aborda, de maneira prática e atual, as técnicas para a concepção, planejamento, execução controle e encerramento dos projetos.

O curso é voltado para profissionais de nível superior que tenham interesse na especialização em gestão de projetos, suas implicações e necessidades sob os pontos de vista: organizacional, recursos humanos, instrumentação, qualidade e produtividade.

selo_uspPós-Graduação – lato sensu
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP

472 horas, contando com 12 disciplinas e mais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) totalizando 472 horas em 24 meses de curso

provas/trabalhos
– média mínima de aprovação 7,0
– freqüência mínima 85%
– Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Mensalidade= 24 x R$ 1.350,00

O valor total do curso é de R$ 32.400,00
Incluso: material didático.