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O MBA – Gestão da Inteligência Competitiva, visa monitorar o ambiente competitivo no qual a empresa atua em busca de informações relevantes para seus processos de tomada de decisão. Está relacionada com a obtenção de informação por meios lícitos e éticos, usa fontes públicas para buscar informações de importância estratégica para a empresa acerca do mercado e sobre a concorrência.

Não se trata apenas  de coletar informações de diversas fontes, mas analisá-las e sintetizá-las para estarem disponíveis  para que os gestores da empresa tomem  suas decisões de forma a obter vantagem competitiva. Inteligência Competitiva é o processo que investiga o ambiente onde a empresa está inserida, com o propósito de descobrir  oportunidades e reduz ir os riscos, bem  como diagnostica o ambiente interno organizacional, visando o estabelecimento de estratégias de ação a curto,  médio e longo prazo.

Quando  se fala em inteligência, admite-se ainda  um  duplo  significado: posse e criação de conhecimento . Desta forma, na ideia  de Inteligência Competitiva são necessários conceitos de Gestão do Conhecimento e de Estratégia Competitiva.

Desenvolver a compreensão do conceito de Inteligência competitiva, a capacidade para identificar as informações necessárias para a tomada de decisões estratégias, a habilidade de identificar e avaliar as fontes de dados disponíveis para este processo, capacitar o aluno a projetar e implantar aplicações de Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Customer Relationship Management (CRM), Data Warehouse (DW) e Data Mart (DM).

Análise de Dados

Conteúdo:

  • Pesquisa qualitativa
  • Análise Preliminar dos dados
  • Análise Fatorial
  • Análise de Clusters
  • Análise Discriminante
  • Regressão Logística
  • Análise Multivariada de Variância (MANOVA)
  • Regressão Linear Multivariada
  • Séries Temporais

Bibliografia Básica:

CHAN, B. ; SILVA, F. L. ; FAVERO, L. P. Analise  de Dados – Modelagem multivariada para tomada de decisões. Ed Campus, 2009
SANT’ANNA, A. S. ; ANDERSON, R. E. / TATHAM, R. L. Analise  Multivariada de Dado s. Ed Bookman, 2009.

CORRAR, L. J. ; PAULO, E. ; DIAS FILHO, J. M. Análise  multivariada para os cursos de administração , ciências  contábeis e
economia. Ed. Atlas, 2007.

BROWN, S.A. CRM – Custo mer Relationship Management, São Paulo : Makron Bo o ks do Brasil, 2001.

CARVALHO, L.A.V. Datamining: a mineração de dado s no Marketing, Medicina, Eco no mia, Engenharia e Administração . Rio de Janeiro : Ed. Ciência Mo derna, 2005.

Estratégia Empresarial

Conteúdo:

  • Estratégia e processo de planejamento estratégico.
  • Estratégia de Negócios : ambiente, missão , posicionamento, formulação e avaliação de estratégias.
  • Estratégia Corporativa: ambiente, missão , segmentação , estratégia horizontal e integração vertical.
  • Estratégias Funcionais e critérios competitivos: Finanças, RH, Tecnologia, Marketing e Produção.
  • Planejamento Estratégico de Marketing : conceitos em Marketing, estratégia de desenvolvimento,  introdução e manutenção de produtos, estratégia de distribuição, estratégia de preços, estratégia de promoção e propaganda.
  • Planejamento Estratégico da Produção : prioridades competitivas, estratégia de suprimentos, estratégia de recursos em instalações, processos e humanos, estratégia de qualidade de conformação e estratégia de transformação.
  • Aprofundando a Análise Ambiental: Cadeias, Redes e Alianças na Estratégia. Implementando a estratégia. Elaborando Estratégias nos ambientes turbulento s da Nova Economia.

Bibliografia Básica

PORTER PRAHALAD CARVALHO, M. M., LAURINDO, F. J. B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo : Editora Atlas, p.227, 2007.

MINTZBERG, H. ; AHLSTRAND, B. ; LAMPEL, J. Safári de Estratégia. Editora Bookman, 2010

Gestão da Inovação Tecnológica

Conteúdo :

  • Desenvolvimento tecnológico e inovação
  • Inovação e difusão tecnológica.
  • Fontes de inovação na empresa.
  • Inovação e estratégia competitiva.
  • Integração entre estratégia competitiva e capacitação tecnológica.
  • Inovações organizacionais
  • Trajetória Tecnológica
  • Carteira de projetos de desenvolvimento
  • Gestão de projetos de inovação
  • Alianças, parcerias e redes
  • Redes de firmas e cadeias produtivas
  • Gestão da inovação na economia do conhecimento
  • Inovação aberta – open innovation

Bibliografia Básica:

TIGRE, P. B. Gestão da Ino vação. Ed. Campus-Elsevier, 2006

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVIT; K. Gestão da Inovação. Ed. Bookman, 2008

PELAEZ, V. e SZMRECSÁNYI, T (Org.). Economia da Inovação Tecnológica. Ed. Hucitec, 2006

FREEMAN, C.; SOETE, L. A Economia da Inovação  Industrial. Campinas, Editora Unicamp, 2008

SBRAGIA, R. (coordenado r), STAL, E., CAMPANÁRIO, M.A.; ANDREASSI, T. Inovação  – como vencer esse desafio empresarial. São Paulo, CLIO Editora, 328  páginas, 2006

Gestão de Dados

Conteúdo :

  • Administração de dados
  • Sistemas de BD
  • Gestão de CRM
  • Projeto, implantação e gestão Data Warehouse e Data Mart
  • Mineração de Dados – Técnicas e ferramentas
  • Definição , serviços, políticas e modelos de segurança para sistemas de TI
  • Análise de risco,  requisitos de segurança, definição e implantação da política, acompanhamento e auditoria
  • Mecanismos criptográficos e de autenticação

Bibliografia Básica:

KUMAR, V. ; STEINBACH, M. ; TAN, P. N. Introdução ao Data Mining  – Mineração De Dados. Ciência Moderna, 2009

KIMBALL, R. ; THORNTHWAITE, W. ; MUNDY, J. Microsoft Data Warehouse Toolkit. John Wiley

Professional, 2011

ABBEY, M. ; COREY, M. J. ;TAUB, B. Oracle 8i Data Wareho use. Ed Campus, 2001

INMON, W. H. Como  Construir O Data Warehouse. Ed. Campus, 1997

SINGH, H. S. Data Warehouse. Makron, 2000

STALLINGS, W. Criptografia e Segurança de Redes. Prentice Hall Brasil, 2007.

Gestão do Conhecimento

Conteúdo :

  • Informação e conhecimento : Taxonomias,  gestão da informação e a perspectiva tecnológica da gestão do conhecimento.
  • Principais abordagens sobre gestão do conhecimento :
    o As abordagens tradicionais em Teoria das Organizações: Aprendizagem Organizacional, Organizações como  sistemas de
    processamento de informação;
    o As abordagens taxonômicas;
    o O uso de metáforas organizacionais: a gestão distribuída do conhecimento;
    o Conhecimento e ação: a perspectiva da construção social do conhecimento;
    o Abordagens econômicas: Teoria baseada em recursos, capacitações dinâmicas.
  • Aspectos estratégicos da gestão da informação e do conhecimento:
    o Alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação e da Gestão do Conhecimento;
    o Aplicações de TI e Gestão do Conhecimento.

Bibliografia Básica:

ANGELONI, M. T. (coord.). Organizações do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2002.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como  as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
NONAKA, I; TAKEUCHI, H. A criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro : Campus, 1997.

NONAKA, I.; KROGH, G.; ICHIJO, K. Facilitando a criação de conhecimento . Rio de Janeiro : Campus, 2001.

SENGE, P. A quinta disciplina. São Paulo: Best Seller, 1990.

STEWART, T. Capital intelectual: a nova  vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

SVEIBY, K. E. A nova  riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento . Rio de Janeiro : Campus, 1998.

TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio  empresarial. São Paulo: Negócio, 2000.

Inteligência Competitiva

Conteúdo :

  • Conceitos e definições
  • Tomada de decisão
  • Implantação de BI nas organizações
  • Gestão de BI nas organizações
  • Monitoração de aplicações WEB
  • Comportamento do cliente – CRM

Bibliografia básica:

TURBAN, E. ; KING, D. ; ARONSON, J. E. Business  Intelligence. Ed Boo kman, 2008

LEME FILHO, T. BI – Business  Intelligence No Excel. Ed Novaterra, 2010

COMES, E. ; BRAGA, F. Inteligência Co mpetitiva. Ed Campus, 2004

PASSOS, A. Inteligência Competitiva. Ed LCTE, 2005

FULD, L. Inteligência Competitiva. Ed Campus, 2007

BARBIERI, C. BI – Business  Intelligence – Modelagem & Tecnologia, Rio de Janeiro : Excel Books do Brasil Editora, 2001.

LEME FILHO, T. Business  Intelligence no Microsoft Excel. ed. Axcel Books. 2004.

PINHEIRO, C.A.R. Inteligência analítica: Mineração de Dado s e Desco berta de Co nhecimento. Rio de Janeiro : Ed. Ciência
Moderna, 2008.

SINGH, H.S. Data warehouse: Conceito s, tecno lo gias, implementação e gerenciamento . Makron Books, 2001.

Marketing

Conteúdo:

  • Pesquisa de Marketing
  • Sistema de Informação de Marketing
  • Comportamento com consumidor
  • Privacidade e Comércio Eletrônico
  • A ética e o uso de computadores

Bibliografia Básica:

CHURCHILL Jr, G. A. e Peter, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

CZINKOTA, M. et al. Marketing. As melhores práticas. Po rto Alegre: Bookman, 2001. ETZEL, M. J. et. al. Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001.

JENNINGS, C.; FENA, L. Privacidade.com. Ed. Futura, 2000.

KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão – Business Science

Conteúdo :

  • Estatística Inferencial Univariada: intervalo de confiança ( 2 e p), testes de hipótese ( 2 e p) e análise  de variância (ANOVA)
  • Estatística Bivariada: coeficientes de correlação (intervalo de confiança e teste de hipótese)
  • Regressão Linear: estimativa dos coeficientes (intervalo de confiança e teste de hipótese), funções linearizáveis
  • Programação Linear
  • Modelos de Simulação

Bibliografia Básica:

STEVENSON, J. W. Estatística Aplicada  à Administração. Ed Harbra, 1981. BUSSAB, W. O. e MORETIN, P.A. Estatística Básica. Ed Atual, 1987.

Costa Neto , P.L.O. Estatística.Edgard Blucher, 1977.

ARENALES, M; ARMENTANO, V; MORABITO, R E YANASSE, H Pesquisa operacional – Ed. Campus, 2006.

GOLDBARG, M.C. e LUNA, H.P.L – Otimização Combinatória e Programação Linear – Modelos e Algoritmos – Editora CAMPUS, 2ª Edição  – 2005.

HILLIER, F.S.; LIEBERMAN, G.J.- Introdução à Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro , RJ, Campus, 1988.

WAGNER,H.M. Pesquisa  Operacional, 2. ed., Rio de Janeiro , Prentice-Hall do Brasil, 1986.

Micro Economia e Teoria dos Jogos

Conteúdo :

  • O problema da escassez e da escolha
  • Demanda e oferta
  • Mercados e equilíbrio
  • Conceito de elasticidade
  • Comportamento do consumidor
  • Teoria da produção
  • Custos de produção
  • Tipos de concorrência
  • Jogos estáticos (ou simultâneos) de informação completa:
  • Jogos dinâmicos (ou sequenciais) de informação completa:
  • Jogos estáticos de informação incompleta:
  • Jogos dinâmicos de informação incompleta:
  • Introdução aos Jogos de Matching

Bibliografia Básica:

FIANI, R. Teoria dos jogos. 2ª ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus, 2006. PINDYCK, R. & RUBINFELD, D. L. (2001). Microeconomia. São Paulo : Makron Books.
BIERMAN, H. S. e FERNANDEZ, L., Game Theory with Economic Applicatio ns. 2nd edition. Addiso n-Wesley, 1998.
OSBORNE, M. e RUBINSTEIN, A., A Co urse in Game Theory. M.I.T. Press, 1994. 2nd editio n. Addiso n-Wesley, 1998.

Planejamento e Gestão da  TI

Conteúdo :

  • Estratégia de negócios e a Tecnologia da Informação
  • Tecnologia da Informação (McFarlan, Po rter & Millar, etc.)
  • Papel da Tecnologia da Informação na organização econômica da empresa
  • O “paradoxo da produtividade”
  • Alinhamento entre estratégia da empresa e da Tecnologia da Informação
  • Avaliação da eficácia da TI
  • Sistemas integrados de gestão (ERP – Enterprise Resources Systems)
  • E-Business e a nova economia
  • A gestão da Tecnologia da Informação e os modelos de referência de governança
  • Tendências e novas Tecnologias

Bibliografia Básica:

LAURINDO, F. J. B. Tecnologia da Informação : Planejamento e Gestão de Estratégias. 1ª ed. São Paulo : Editora Atlas, 2008

LAURINDO, F. J. B., ROTONDARO, R.G. Gestão Integrada de Processos e da Tecnologia da Informação . São Paulo : Editora Atlas, 218  p., 2006.

BARRETO, A. A. et al. Gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo : Saraiva, 2006.

Sistemas de Apoio à Decisão

Conteúdo :

  • Estrutura da Decisão
  • Tipos de Sistemas de Apoio à Decisão
  • Tipos de Análise
  • Estrutura de um Sistema de Apoio à Decisão
  • Arquitetura do Sistema de Apoio a Decisão
  • Inteligência Artificial
  • AHP
  • Redes Neurais
  • Sistemas Especialistas
  • Aprendizagem computacional
  • Principais ferramentas
  • Estudos de Casos

Bibliografia Básica:

LOTFI, V.; PEGELS, C.C. Decisio n Support Systems. Irwin, 1992.

MARTINICH, J. S. Production and Operations Management: an applied modern approach. John Wiley  & Sons, 1997.

RUSSELL, R.S.; TAYLOR, R.W. Operation Management: focusing  on quality and competitiveness. Prentice Hall, 1998.

TURBAN, E.; MEREDITH, J.R. Fundamentals of Management Science. Irwin, 1994.

Bibliografia Complementar:

BATISTA, E.O. Sistemas de Informação : O uso consciente da tecnologia  para o gerenciamento . São Paulo : Saraiva. 2006.

BAZERMAN, M.H. Processo Decisório : para cursos de administração e economia. Holanda: Elsevier, 2004.

LUCAS JR, H.C. Tecnologia da informação: tomada de decisão estratégica para administradores. LTC, 2006.

TURBAN, E. et al. Introdução  a Sistemas de Informação . Campus, 2007.

Trabalho de Conclusão de  Curso

Conteúdo :

  • Estrutura Geral do TCC
  • Formulação do Problema e Definição dos Objetivos
  • Fundamentação Teórica do Trabalho
  • Delineamento dos Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • Técnicas para a Coleta e Análise de Dados
  • Apresentação, Descrição e Discussão dos Resultados
  • Elaboração das Conclusões e Formatação do TCC

Bibliografia Básica:

MIGUEL, P. A. C. (o rg) Metodologia de Pesquisa  em Engenharia de Produção  e Gestão de Operações. Rio de Janeiro : Ed. Campus, 2009.
PINHEIRO, D. e GULLO, J. Trabalho de Conclusão  de Curso – TCC: guia  prático para elaboração de pro jeto s. São Paulo: Ed. Atlas, 2009.
VERGARA, S. C. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Editora: Atlas, 2010
COOPER, De SCHINDLER, P. Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2002.

Profissionais de TI, analistas de planejamento, gestores de negócios, gerentes de produtos e mercados, e profissionais interessados na transformação de dados em informações para tomada  de decisões  estratégicas.

Coordenador – Fernando José Barbin Laurindo e vice- coordenador Marcelo Schneck de Paula Pessoa.

Pós-Graduação – lato sensu

432 horas, contando com 11 disciplinas e mais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) totalizando 432 horas em 24 meses de curso.

24 parcelas de R$ 1.390,00.

O valor total do curso é de R$ 33.360,00.

 

Condições para Concessão de Bolsas de Estudos

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