CEAI: há mais de 30 anos formando grandes profissionais

Local: USP

O Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) oferecido pela Fundação Vanzolini foi desenvolvido em 1978 pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Desde então, já preparou mais de 12.000 profissionais que ocupam, hoje, posições de destaque em grandes empresas nacionais e multinacionais. A Fundação Vanzolini é quem operacionaliza este curso, mediante convênio com a Universidade de São Paulo, como ocorre com os demais programas de pós-graduação (lato sensu) atualmente oferecidos por esta instituição.

A Pós-Graduação em Administração Industrial (CEAI) tem como objetivo possibilitar aos participantes ampla visão do processo de gestão das empresas, preparando-os para funções gerenciais, capacitando e requalificando o profissional atuante no mercado competitivo contemporâneo, complementando a formação técnica do profissional de nível superior.

Disciplinas Fundamentais

Gestão da Qualidade

Conteúdo: Fundamentos da teoria dos sistemas; O modelo de gestão internacional da ISO; As normas NBR ISO-9000:2000; Normas setoriais. “DELIVERABLES”; As normas ISO 10.000 e 19.011; Planejamento da qualidade; Análise dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade; Exercícios de aplicação; Norma NBR 16001 “Responsabilidade social – sistema de gestão – requisito”; ISO 3834-1:2005 “Quality requirements for fusion welding of metallic materials — Part 1: Criteria for the selection of the appropriate level of quality requirements” ;ISO 3834-2:2005 “Quality requirements for fusion welding of metallic materials — Part 2: Comprehensive quality requirements” ;OHSAS 18001 “Occupational Health and Safety Management Systems Specification”

Economia de Empresas

Objetivo: Oferecer aos participantes do curso um referencial básico sobre os principais aspectos relacionados à Teoria Econômica, assim como sobre questões práticas da realidade, abordando, principalmente, tópicos da “microeconomia” (oferta, procura, mercados, produção, custos, formação de preço, etc.), como também alguns “aspectos macroeconômicos” (renda, consumo, poupança, investimento, emprego, recessão, inflação, déficit público, etc.), que afetam diretamente a vida das empresas, do Estado (governos) e do público em geral.

Conteúdo: Introdução à Economia ;Evolução da teoria e do Pensamento Econômico ;Microeconomia: Oferta, Procura e
Mercado; Elasticidades Produção: Custos de Produção e estruturas de mercado ;Formação de Preços (“pricing”) ;Introdução à Macroeconomia: Metas e Instrumentos de política Econômica; Determinantes da Renda Nacional ;Moedas e Bancos: O Sistema Financeiro e o Papel do Banco Central ;Economia Brasileira ;Globalização e Tópicos de Economia Internacional.

Engenharia Econômica

Objetivo: Familiarizar os participantes com a teoria e prática da matemática financeira, juros, capitalização, sistemas de amortização e critérios para decisão entre alternativas tipo comprar X alugar, substituir equipamentos semi-automáticos por automáticos, etc. São apresentados os fundamentos da teoria de decisão para análise de investimentos, sob risco e na incerteza. Na parte de exercícios os participantes ficarão familiarizados com calculadoras e programas de planilha eletrônica.

Conteúdo: Matemática financeira, juros, capitalização, amortização, Depreciação, Avaliação e seleção de alternativas de investimentos, Influência de impostos, Comprar ou alugar (“Leasing”).

Estratégia Empresarial e Inovações

Conteúdo: Conceito e escolas da estratégia; planejamento estratégico X gestão estratégica; fluxograma da gestão; estratégica; administração por projetos; a roda de Andrews; posicionamento estratégico X efetividade operacional; inovação no posicionamento estratégico; ciência X tecnologia; o quadrante de Pasteur; modelos do processo da inovação tecnológica; fatores inibidores das inovações no Brasil; caso de patente de invenção depositada nos EUA.

Planejamento, Desenvolvimento e Administração do Produto

Conteúdo: Planejamento e seleção do produto ; A viabilidade do projeto: concepção e análise das soluções; O projeto básico: modelagem, otimização e ensaios do produto ; O projeto executivo: programação, projeto de conjuntos de componentes e peças, construção e testes dos protótipos, certificação do projeto. Auditoria e diagnósticos de problemas referentes à administração do produto ; Aprimoramento do produto Redução do prazo de lançamento no mercado ; Desenho para manufatura econômica ; Análise de potencial de falhas; Documentação

Industrial; Definição estratégica da linha de produtos ; Distribuição.

Planejamento, Programação e Controle da Produção e Estoques

Objetivo: Dar uma visão global da área de PPCP; mostrar uma estrutura lógica para o fluxo de informações necessárias ao processo decisório de PPCP e mostrar os principais conceitos e modelos de planejamento e programação.

Conteúdo: Introdução de conceitos básicos e tipos de produção; informações básicas para PPCP; planejamento e programação de produção; controle.

Sistema de Produção Enxuta

Objetivo: Apresentar um quadro completo da evolução da gestão da qualidade e produtividade na manufatura e os conceitos

e ferramentas atuais para produção enxuta.

Conteúdo: Evolução dos Conceitos de Gestão da Produção Conceitos de Produtividade e Manutenção ; Sistema de Indicadores de  desempenho Sistema Toyota de Produção; Eliminação dos Desperdícios (Muda) na Produção; Ferramentas Lean: Mapeamento do Fluxo de Valor, Kanban, 5S, Kaizen, Prevenção de Falhas, Gestão a Vista ;Aplicações em Serviços.

Sustentabilidade e Produção

Objetivo: Gestão estratégica baseada em Produção Limpa e Ecoeficiência para formação de custo total de bens e serviços; ferramentas e métodos de gestão da produção focadas em gestão estratégica integrada para o Desenvolvimento Sustentável; produtos e processos segundo a P+L; apresentação e discussão de casos.

Conteúdo: O contexto da mudança de paradigmas nos sistemas produtivos; Conceitos relevantes: Sustentabilidade (econômica, social, ambiental e cultural) ;Desenvolvimento sustentável: Origens, desenvolvimentos recentes e requisitos fundamentais; Reorientação estratégica da empresa fundamentada no desenvolvimento sustentável; Redes de relacionamento e gestão da cadeia de fornecimento segundo critérios de sustentabilidade; Modelos de gestão e ferramentas de sustentabilidade :Triple Bottom Line; Governança corporativa; Responsabilidade Social Corporativa (RSC): o caso da Bolsa de Valores Sociais e Ambientais (BVS&A); Sistema de Indicadores de Sustentabilidade Empresarial: Indicadores sociais, ambientais e econômico-financeiros; Balanço Social;Produção Mais Limpa (P+L); Princípios e aplicações: Gestão estratégica baseada em

Produção Limpa e Ecoeficiência para formação de custo total de bens e serviços. Ferramentas e métodos de gestão da produção focadas em gestão estratégica integrada para o Desenvolvimento Sustentável; Produtos e processos segundo a P+L;Apresentação e discussão de casos.

Disciplinas Complementares

Contabilidade e Finanças

Conteúdo: Conceito de contabilidade; contabilidade e Engenharia de Produção;•Interesses na informação contábil;Balanço:ativo, passivo, patrimônio liquido;Procedimentos contábeis básicos; Variações da situação líquida; despesa,receita;Regimes de competência e caixa; receitas e despesas diferidas; Fatos Contábeis; Operações com mercadorias; inventário, valoração; Ativo Imobilizado e Amortização; Demonstrativo de origens e aplicações; Análise de Balanço e de resultados. Finanças: Sistema Financeiro; Mercado financeiro: Mercado de Crédito; Mercado de Capitais; Mercado Monetário; Mercado Cambial; Outros Mercados: Administração financeira: orçamento de capital; estrutura de capital; capital de giro;

Estatística para Administração Industrial

Objetivo: Apresentar as ferramentas básicas da estatística e suas aplicações na Administração Industrial.

Conteúdo: Estatística Descritiva; Distribuição Normal; Intervalos de Confiança e Testes; Gráficos de Controle; Correlação e Regressão; Análise de Variância; Delineamento e Análise de Experimentos; Uso dos softwares Minitab e Excel.

Gestão de Operações de Serviços

Objetivo: Apresentar aos alunos um conjunto de conceitos específicos aplicados à gestão de Operações de Serviços, além de uma visão crítica das principais técnicas, procurando esclarecer as diferenças básicas existentes entre manufatura e serviços e assumindo como pressuposto um conhecimento, ao menos superficial, das mesmas técnicas aplicadas à manufatura. Faz parte do objetivo que os alunos compreendam os princípios básicos que fundamentam as técnicas específicas do setor de serviços, assim como seu mecanismo operacional (quando for o caso).

Conteúdo: Características dos serviços ;Avaliação da qualidade pelo cliente ;Gestão dos RHs ;Custos e eficiência ;Gestão da capacidade e dos estoques; As redes de suprimentos ; A estratégia de operações; Os serviços na nova economia.

Gestão de Pessoas

Objetivo: Fornecer ao aluno compreensão sobre a atuação da gestão de pessoas nas organizações e dar conhecimento das práticas, processos e instrumentos para viabilizar esta Gestão.

Conteúdo: Filosofia e objetivo da Gestão de Pessoas; atuação da área de RH diante do cenário e ambiente organizacional atuais e futuros; elementos do ambiente organizacional que orientam o comportamento das pessoas: cultura, motivação e liderança; Recrutamento & Seleção, gestão de carreiras, avaliação e compensação; desenvolvimento de RH; aspectos atuais das relações trabalhistas; e mudança organizacional.

Marketing e Empreendedorismo

Objetivo: Identificar o Marketing como um conjunto de decisões capaz de propiciar a adequação entre as organizações e seus cenários futuros alternativos; desenvolver nos alunos a capacidade de avaliar estratégias e políticas de Marketing, bem como repassar as principais técnicas de Marketing (tanto no mercado consumidor quanto no mercado industrial); Oferecer aos participantes uma concepção metodológica criativa, inovadora e individualizada, para poder elaborar um Plano de Negócios. Conduzir e orientar os participantes na elaboração de um Plano de Negócios.

Conteúdo: Princípios de Marketing; Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-alvo. Desenvolvimento de Estratégias e Planos de negócio; a escolha do negócio; declaração da missão; decisão sobre uma estrutura legal; linhas mestras para desenvolvimento de estudo de viabilidade; componentes de um plano de negócio; equipe de gerenciamento; produção; plano financeiro; o sumário executivo; elaboração prática de um Plano de Negócio.

Logística Empresarial

Objetivo: Apresentar conceitos e técnicas fundamentais para administração de operações logísticas.

Conteúdo: Enfoque sistêmico; sistema de transportes; gestão de estoques; distribuição física; diagnóstico e projeto do sistema logístico; sistemas de informações e organizações logísticas.

Gestão de Projetos

Objetivo:

Transmitir conceitos e técnicas de gestão de projetos, relevantes desde a concepção, desenvolvimento e entrega dos resultados de projetos e de empreendimentos; aumentar a percepção e conhecimento de gestores e membros de equipe de projeto debatendo a experiência brasileira em administração de projetos e os exemplos e padrões internacionais.

Conteúdo:

Caracterização de projetos e programas; contextualização de projetos: RH, riscos e comunicação; concepção, planejamento, execução, controle e fechamento de projetos; o PMI e o PMBOK; aspectos comportamentais e a administração dos conflitos; fatores-chave de sucesso em projeto; entrega de um projeto.

Coordenador: Renato de Oliveira Moraes

Vice- Coordenador: Roberto Marx

O curso está sintonizado com as mais recentes tendências da gestão contemporânea e seu conjunto amplo de disciplinas é composto de forma a integrar os temas da administração industrial, garantindo excelentes resultados. Este curso de pós-graduação (lato sensu), operacionalizado pela Fundação Vanzolini, é oferecido mediante convênio com a Universidade de São Paulo (USP).

Profissionais que desejam se qualificar e ampliar seus conhecimentos na área de gestão de operações. A variedade temática deste curso está sintonizada com as necessidades do gestor atuante nos mais diversos setores da economia, entre eles: serviços, agronegócios, indústria (farmacêutica, química, alimentos, auto peças, cosméticos, automobilística,dentre outras) energia, administração, engenharia.

Pós-Graduação – lato sensu
Certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI-USP.

Ao todo, o CEAI tem 360 horas de duração e mais 40 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), distribuídas desta forma:
– 1 ano: 2 módulos com 4 disciplinas e mais 1 módulo com 2 disciplinas e TCC;
– 2 anos: 5 módulos com 2 disciplinas e mais 1 módulo com o TCC.

provas/trabalhos
– média mínima de aprovação 7,0
– freqüência mínima 85%
– Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Plano Anual (curso realizado em 1 ano)

Mensalidade = 12x R$ 2.400,00.

 

Plano Bienal (curso realizado em 2 anos)

Mensalidade = 24x R$ 1.200,00.


O valor total do curso é de R$ 28.800,00.
Desconto de 5% para pagamento à vista.

(*) valores sujeitos a alterações

O que diz quem já cursou


“O Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) da Fundação Vanzolini superou as minhas expectativas e foi essencial para meu crescimento profissional e pessoal, abordando temas importantes no mundo corporativo atual, como aspectos econômicos e financeiros, gerenciamento de projetos, produtividade, inovação, técnicas de negociação, aspectos de sustentabilidade na produção, dentre outros. O corpo docente é excelente, composto por Professores especialistas Mestres e Doutores de diversas áreas. A grade curricular é flexível, o que considero um grande diferencial do CEAI, pois é possível se escolher as disciplinas que mais atendem a sua necessidade, além do custo ser acessível.

O CEAI me proporcionou o desenvolvimento de competências gerenciais que não tive em minha formação acadêmica como Farmacêutica, o que me tornou uma profissional muito mais completa e preparada. Pude aplicar muitas ferramentas aprendidas durante o curso nas atividades que executo como Diretora Técnica na indústria química, implementando melhorias em processos em que atuo diretamente.

Certamente o CEAI foi a melhor decisão para minha carreira!”

Jasmim Leal - Melhor aluna da turma 12 do CEAI – Set/2011 a Ago/2013

“O CEAI expandiu meus conhecimentos através de uma visão objetiva, prática, holística e integradora dos processos de gestão de pessoas, produtos e serviços. Sua grade de disciplinas, por ser flexível, possibilitou-me optar por temas pertinentes às minhas atividades atuais, com foco estratégico para assumir novos desafios em um futuro próximo.”

Responsável pelas Áreas de Produção / Almoxarifado de matérias primas e membro do Comitê Operational Excellence Management System da Sherwin Williams do Brasil.

“Passados mais de 20 anos da conclusão do CEAI, posso afirmar que esse curso foi um divisor de águas no meu sucesso profissional. Inicialmente, devido a minha formação em Engenharia Mecânica, eu não tinha  uma visão sobre metodologias de gestão da produção e suas particularidades.  O Curso do CEAI, além de me fornecer um conhecimento abrangente das operações industriais, possibilitou-me desempenhar melhor minhas atividades profissionais e, além de construir uma sólida carreira na indústria, despertou-me o interesse pelo ambiente acadêmico.”

Coordenador de Sistemas de Gestão da Qualidade no Setor Espacial. Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do COMAER (Comando da Aeronáutica).

“O CEAI foi um marco no meu desenvolvimento profissional e pessoal. Eu, que sempre fui estritamente da área financeira, vi meus horizontes serem ampliados rapidamente me proporcionando uma visão mais abrangente do ambiente industrial. Considero os conhecimentos adquiridos tão relevantes que me proporcionaram habilidades para assumir a gerência de planejamento financeiro na empresa em que trabalho e referencial para ingressar no programa de Mestrado em Engenharia de Produção da Escola Politécnica.”

Gerente de Planejamento Financeiro em indústria multinacional

“O CEAI contribuiu tanto na vida profissional quanto na pessoal, principalmente na difícil tarefa da negociação. A base adquirida nas disciplinas cursadas está sendo um fator muito positivo nas discussões – e principalmente em minhas decisões.”

Supervisor de Produção - Nipro Medical

“O curso exerce uma contribuição muito grande na vida profissional. Sou formado Engenharia Mecânica e o fator administração foi pouco visto em minha graduação, o que me trouxe dificuldades. Este é justamente o foco do CEAI, um curso que nos traz informações relacionadas à administração do negócio, das pessoas e do tempo.”

Gerente Industrial - Poligon Válvulas Industriais Ltda

“Na vida profissional, o curso enriqueceu meu currículo com conhecimentos de gestão, melhorando minha atuação na área em que trabalho, ou seja, na manufatura. Em relação à vida pessoal, aprendi bastante sobre lidar com pessoas da comunidade e ter uma vida social e financeira mais equilibrada.”

Gerente de Manufatura - MWM-Internationa Industria de Motores da América do Sul