Local: Paulista

Discutir questões de sustentabilidade no Meio Urbano tendo como referência os parâmetros de Certificação – AQUA. Apresentar e discutir fundamentos, estudos de casos paradigmáticos, suas intenções e realizações com foco na questão das ÁGUAS URBANAS.

Discussão de parâmetros da sociedade industrial; Discussão de novos paradigmas de sustentabilidade;
Apresentação dos 17 temas QAB – Qualidade Ambiental do Bairro do Referencial Técnico de Certificação AQUA para Bairros e Loteamentos;
Discussão de realizações exemplares de urbanismo sustentável do ponto de vista das ÁGUAS URBANAS Nacionais e Internacionais.

Profissionais das áreas de Arquitetura-Urbanismo, Engenharia e Gestores Públicos.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

José Joaquim do Amaral Ferreira

Engenheiro Mecânico, opção produção, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP;
Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP;
Master Of Science in Industrial Engineering, Stanford University, U.S.A.;
Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP;
Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, Graduação e Pós-graduação.
Vice-presidente da Diretoria Executiva e Diretor de certificação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini;
Conselheiro da FIESP, conselho superior da Indústria da Construção – CONSIC;
Vice-presidente do IQNET Association – The International Certification Network
Membro do Board da Sballiance – Sustainable Building Alliance – Paris.

DOCENTE

Profa. Mirtes Maria Luciani

Arquiteta e Urbanista pela FAUBC, Mestra em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Coordenadora do Gt Meio Ambiente do CAU/SP, Conselheira Suplente CAU/SP; Professora Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984-2011); Professora Convidada da Fundação Vanzolini (desde 2012); Educadora Convidada do Museu de Arte Moderna de São Paulo (desde 2008); Sócia Fundadora da Luciani &Associados Arquitetura (desde1986); Experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Pedagogia, Desenho, Arte , Arquitetura , Industrialização da Construção, Paisagem Urbana.

PALESTRANTE CONVIDADA

Profa. Vera Luz

Arquiteta urbanista formada pela FAU da Universidade Mackenzie, Doutora pela FAUUSP, professora universitária na FAUPUC de Campinas desde 1986. Colaborou em diversos escritórios de arquitetura e urbanismo como os liderados pelos arquitetos Joaquim Guedes, Candido Malta Campos Filho, Siegbert Zanettini e Joaquim Barretto e Rafael Perrone. Realizou diversas pesquisas como bolsista do CNPq. Sócia-diretora da AUTOM eng. Realiza projetos de arquitetura e urbanismo, notadamente os ligados às questões de Sustentabilidade em colaboração com a Luciani Arquitetos Associados, em co-autoria com a arquiteta Mirtes Luciani, os quais tem recebido recorrentemente as maiores pontuações no Brasil na Certificação da Fundação Vanzolini – Selo AQUA/Cerway para as fases Programa e Concepção.

R$ 1.160,00. Á vista, incluso material didático, coffee break, e certificado.