Conheça as metodologias e as ferramentas para a melhoria na organização

Local: Paulista

O participante do Curso de Capacitação em Gestão de Qualidade e de Processos é introduzido a situações para aplicação das ferramentas e técnicas mais apropriadas para alcançar os objetivos estabelecidos e preparado para enfrentar dificuldades naturais de um processo de melhoria que necessite de mudanças de comportamento e superação de barreiras departamentais com uma abordagem por processos.

O Curso de Capacitação em Gestão da Qualidade e de Processos capacita o participante nas mais modernas metodologias, ferramentas e práticas de Gestão da Qualidade e Gestão por Processos e torna-o apto a melhorar sistemas, processos, atividades e, consequentemente, obter ganhos de desempenho na organização onde atua. Em 6 meses de curso os profissionais estarão capacitados nos conceitos e práticas, bem como nas ferramentas e metodologias de melhoria de processos e da organização como um todo.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

O curso apresenta ao participante formas de identificar, analisar e melhorar o desempenho dos processos-chave de negócio, ou seja, processos que mais impactam a satisfação dos clientes. Clique aqui (http://www.vanzolini.org.br/imagens/hotsite_44_2008111019436.pdf) e visualize o quadro que ilustra a inter-relação das disciplinas que compõem o curso.

Dirigido, principalmente, a representantes da direção, gerentes, supervisores, coordenadores de áreas de empresas, bem como agentes de mudanças e profissionais liberais.

Curso de Capacitação

160 horas

Matrícula = R$ 1.020,00;
Mensalidades = 6 x R$ 1.020,00.

O valor total do curso é de R$ 7.140,00.

Desconto de 5% para pagamento à vista.

(*) valores sujeitos a alterações.

Gestão da Qualidade

Objetivo:
Proporcionar uma visão geral da Gestão da Qualidade, enfatizando os principais conceitos da Qualidade em manufatura e serviços, somado à importância da Administração da Qualidade.

Conteúdo:
Histórico e evolução do conceito da qualidade; Gurus da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa, dentre outros); dimensões da qualidade; visão sistêmica do TQC (Total Quality Control); qualidade na manufatura e nos serviços; qualidade do produto, dos processos e da organização; aspectos culturais relacionados à qualidade; modelos de excelência; prêmios da qualidade; TQM (Total Quality Management); gestão de stakeholders.


Ferramentas para Controle e Melhoria da Qualidade

Objetivos:
Capacitar o participante a identificar e aplicar as ferramentas de controle e melhoria da Qualidade mais adequadas para as diferentes situações, dentro de uma organização e apresentar técnicas eficazes para mensurar a satisfação dos clientes.

Conteúdo:
Visão geral das principais ferramentas da Qualidade: ferramentas “on line” vs. “off line”; o ciclo “PDCA”; SIX SIGMA (DMAIC Vs. PDCA); coleta de dados e estratificação; lista de verificação; fluxograma de processos; diagrama de causa e efeito; histograma; gráficos de controle (CEP); estudos de capacidade; medindo a satisfação dos clientes.


Gestão por Processos

Objetivo:
capacitar o participante a definir de forma sistêmica e estratégica os processos dentro de uma organização, bem como os mecanismos para o gerenciamento e acompanhamento destes processos de forma a melhorar o desempenho global da organização.

Conteúdo:
Definição de processo e de gestão por processos; estrutura departamental X gestão por processos; componentes de um processo; clientes e fornecedores internos e externos; estratégias organizacionais e a gestão por processos; definindo processos prioritários; definição de macro-processos, sub-processos, processos de apoio; o papel dos gestores dos processos; como estabelecer o mapa de processos de uma organização; indicadores de eficácia e eficiência: foco no cliente e nos recursos; BPM (Business Process Management); utilização de Acordos de Nível de Serviço (SLA’s) na cadeia cliente/fornecedor.


Gestão Estratégica da Qualidade

Objetivo:

Apresentar as modernas metodologias de gestão da qualidade, suas formas de utilização e relacionamento com os processos da empresa e como essas metodologias são alinhadas às estratégias da organização de forma a atingir os resultados esperados por seus clientes, acionistas e demais partes interessadas.

Conteúdo:

Desdobramento das diretrizes (Policy Deployment); ferramentas gerenciais da Qualidade; FMEA; BSC; QFD; Pensamento Enxuto e Lean Manufacturing; TPM (Total Productive Maintenance).


Integração e Aperfeiçoamento de Processos

Objetivo:
Apresentar métodos para integração e harmonização dos processos dentro do Sistema de Gestão da Qualidade, bem como formas de utilização de todas as ferramentas, práticas e metodologias apresentadas para que os processos obtenham os resultados planejados (eficácia e eficiência) em uma busca incessante da melhoria contínua.

Conteúdo:
Estratégias de atuação sobre as barreiras departamentais; estabelecendo os sub-processos; documentando os fluxos dos processos; gerenciando o cotidiano; ação corretiva vs. ação preventiva; técnicas de melhoria dos processos (Kaizen vs. Ruptura); a importância das pessoas, trabalho em equipe, liderança e motivação na integração e aperfeiçoamento dos processos.


Normatização e Auditorias de Sistemas, Processos e Performance

Objetivo:
Apresentar as principais normas, modelos e prêmios relacionados à Gestão da Qualidade e formas de utilizá-los como um diferencial competitivo, assim como as práticas de auditoria na busca da melhoria de desempenho dos processos e para agregar valor a esses processos de uma organização e de seus fornecedores.

Conteúdo:
A história das normas e dos prêmios da Qualidade; ISO 9001 e ISO 9004; entendendo a correlação entre as normas, prêmios e os processos da organização; objetivos e benefícios de uma auditoria; tipos de auditoria; auditoria vs. inspeções; o papel do auditor; atributos de um bom auditor; planejamento da auditoria; execução da auditoria; resultados de uma auditoria; acompanhamento das ações de auditoria; avaliação de fornecedores.


Integração de Sistemas de Gestão

Objetivo:
Apresentar formas de integração dos diversos sistemas de gestão, a fim de evitar retrabalhos em processos, bem como custos desnecessários na implantação de sistemas de gestão adicionais aos já existentes, de forma não sincronizada.

Conteúdo:
Como integrar os diversos sistemas de gestão: qualidade (ISO 9000), ambiental (ISO 14001), saúde e segurança (OHSAS 18001), responsabilidade social (SA 8000 e NBR ISO 16001) e demais sistemas de gestão não normatizados; integração dos diversos sistemas de gestão na visão de processos; como otimizar a documentação dos sistemas de gestão integrados.


Intra-Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade

Objetivo:
Como gestores da qualidade e de processos estão diretamente envolvidos com o desempenho competitivo das suas empresas, o envolvimento crescente com as estratégias de inovação tende a ser um movimento natural e cada vez mais praticado pelas melhores empresas. Mas esta nova habilidade exige que estes gestores tenham não só o conhecimento a respeito das diversas práticas da gestão da inovação como também um comportamento empreendedor dentro da estrutura organizacional para que a inovação, de fato, ocorra com sucesso. Lidar com estas novas questões organizacionais representa novos desafios profissionais para o desenvolvimento da carreira. Este módulo trata, de forma pragmática e sistêmica, as questões de inovação e intra-empreendedorismo, associadas ainda, aos desafios do crescimento sustentável na estratégia corporativa.

Conteúdo:
Os desafios da inovação na Gestão da Qualidade e de Processos; empreendedorismo em organizações; Gestão da Inovação; integração das estratégias de inovação e sustentabilidade.