A Certificação da Construção Sustentável – Processo AQUA atesta, de forma inegável e inequívoca, a Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento, provada por meio de auditorias independentes.

Os benefícios de um empreendimento certificado no Processo AQUA são: qualidade de vida do usuário; economias de água, energia, disposição de resíduos e manutenção; e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.

Para obter a certificação, o empreendedor da construção deve estabelecer o controle total do projeto em todas as suas fases: Programa, Concepção (Projeto), Realização (Obra) e Operação (Uso). Isso ocorre por meio do Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE), para que sejam atendidos os critérios de desempenho da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE). A certificação é concedida ao final de cada fase, mediante verificação de atendimento ao Referencial Técnico.

O Referencial Técnico – Processo AQUA é a adaptação para o Brasil da “Démarche HQE”, da França, e contém os requisitos para o Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e os critérios de desempenho nas categorias da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE).

Os requisitos do SGE exigem o comprometimento com o perfil de QAE ao longo do empreendimento, entre outros.

Os critérios de desempenho da QAE abordam a ecoconstrução, a ecogestão e a criação de condições de conforto e saúde para o usuário.